domingo, setembro 18, 2011

As 6 condições iniciais de uma startup escalável !!!

A dica de hoje foi enviada por Steve Blank através de seu blog.
Nem todas as startups conseguirão ganhar escala. Aqui vão 6 condições iniciais que definem se seu empreendimento será escalável ou não, ou seja, uma startup ou um pequeno negócio:
  1. A magnitude da visão dos empreendedores – eles enxergam longe e querem construir algo maior que uma empresa ou um produto.
  2. Os objetivos pessoais dos fundadores – querer simplesmente montar um negócio pra vida não é suficiente, eles querem fazer algo que mude o mundo.
  3. O tamanho do mercado potencial deve ser grande e isso não importa se o mercado ainda será criado.
  4. Usar métodos ágeis e centrados no cliente para desenvolvimento do produto e do modelo de negócios.
  5. Equipe fundadora top de linha e primeiros funcionários que compartilhem sua visão.
  6. Ser apaixonado e ter uma visão muito otimista (mesmo que ela fuja da realidade).
Pra fazer isso, entenda o quanto de risco você consegue aceitar – não tente ser alguém que você não é.

Técnicas de negociação que facilitarão sua vida !!!

Um problema muito comum nas negociações é ficar disputando quem ganha mais, o que leva a situações como essa:
“2 garotos avistaram uma laranja no chão e logo começaram a negociar quem ficaria com a maior parte. Depois de certo tempo, decidiram que cada um ficaria com uma metade.
Quando o primeiro garoto chegou em casa com sua metade, cortou a casca e jogou o resto no lixo. O segundo jogou fora a casca e comeu o resto.”
Para evitar essa situação nas suas negociações, seguem 4 atitudes que as tornarão mais eficientes.

Saiba separar a pessoa do problema
É muito difícil não levar uma negociação para o lado pessoal. Porém, isso atrapalha o processo, leva ao sentimento de “poderia ter conseguido um acordo melhor” e pode danificar relacionamentos.

A primeira atitude que as 2 partes precisam ter é de que estão combatendo o problema, não um ao outro. Em exemplo prático: ao invés de falar “Você não entrega seu trabalho direito. Por quê?”, fale “Os resultados não estão de acordo com o esperado, o que podemos fazer para resolver essa situação?”
Lidar com pessoas é sempre complicado, mas esse tipo de postura tende a melhorar a comunicação e agilizar o processo. Lembre-se que se existe negociação, é porque as 2 partes enxergam possibilidades de ganho. O inimigo é o problema, não a outra parte.
Foque em interesses, não em posições
Assim como no caso da laranja, é muito comum que pessoas fiquem disputando por um número enquanto na verdade os interesses são outros.

Um caso real ocorreu na negociação de território entre Egito e Israel em 1978. Depois muito tempo desenhando mapas sobre a divisão da península de Sinai, o acordo parecia impossível. No final, descobriram que o problema de Israel não era ter o território, era a presença de tanques egípcios na região. Os egípcios queriam o território que era deles desde a época dos faraós, mas não faziam questão de ter tanques por lá.
Com os interesses em mente, o acordo aprovado foi que o território ficaria com o Egito, mas nada de mandar os tanques passearem na região.
Nem sempre é tão fácil resolver questões como essa (ironia comendo solta). Mesmo assim, faça um esforço para descobrir o que o outro lado quer, existe uma chance razoável de ser algo além do número e um acordo alternativo será benéfico para ambos.
Apresente opções de ganho mútuo
Entendendo os interesses das partes e sendo a pessoa criativa que eu sei que você é, o próximo passo é criar opções ao invés de ficar empacado em uma queda-de-braço sem fim.
A melhor forma de entender  a importância de uma solução alternativa é a disputa por um bolo. Por que ao invés de disputar o tamanho do pedaço, você não coloca fermento e aumenta os pedaços de todo mundo?
Querendo aumentar o bolo você mostra para a outra parte que também está pensando nela. Agora é só uma questão de escolher qual o melhor fermento.
Use critérios objetivos
Quanto mais objetivos forem os critérios de negociação, mais fácil chegar a um acordo. Por exemplo, se você quer vender uma casa, tenha uma noção dos preços de casas do mesmo tipo na vizinhança.

Caso esteja vendendo um produto mega inovador que vai revolucionar o mundo, fica mais complicado estabelecer um referencial. Aí o melhor que você faz é mostrar os ganhos que o cliente teria com e sem seu produto. Dados, desde que relevantes, são uma ótima forma de avançar uma negociação.
Conclusão
Não existe uma técnica Jedi que vai te fazer o melhor negociador da galáxia, mas essas atitudes podem ajudar. Confira também a apresentação sobre as características do negociador e técnicas de vendas.

Olimpíadas já começam a gerar oportunidades de empregos !!!

RIO -Cinco anos antes, o maior evento esportivo mundial já cria empregos no Rio e promete trabalho nas mais diferentes áreas. E não cria apenas em setores como turismo, hotelaria, alimentação, ensino de idiomas e construção civil - os mais óbvios quando o assunto é abertura de vagas em função das Olimpíadas de 2016. Também já surgem ou vão surgir oportunidades para profissionais que atuam em gerenciamento de projetos, advocacia, meio ambiente, propaganda e marketing, transporte público, segurança e tecnologia da informação (TI), inclusive em desenvolvimento de games.
Levantamento que foi realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) - a pedido do Ministério do Esporte - prevê que poderão ser criados 120 mil empregos por ano, até 2016, em todo o Brasil. Sendo que, para algumas funções, a contratação já começou.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, por exemplo, conta com um time de cerca de 180 pessoas atuando no planejamento e organização do evento, e está constantemente abrindo novas vagas. O objetivo é formar, daqui a cinco anos, uma equipe de quatro mil empregados, entre pessoal temporário e permanente, além de 70 mil voluntários. E, atenção, nesta fase inicial de recrutamento estão sendo abertas posições dos níveis gerencial e sênior.
- No momento, estamos montando a base da pirâmide e contratando pessoas bem especializadas. Na virada para 2012, as áreas estratégicas deverão começar a montar suas equipes com pessoal de diferentes níveis - informa Marcela Lima, gerente regional da Adecco, empresa de recursos humanos que tem uma parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e realiza a seleção para a Rio 2016.
As oportunidades que estão disponíveis no comitê atualmente se concentram nas áreas jurídica, de tecnologia da informação, recursos humanos, comercial, de marketing e gestão de projetos - algumas bastante específicas, como analista de venda de patrocínios pleno e especialista em serviços dos Jogos Olímpicos.
E, naturalmente, o leque de demandas só tende a crescer e a se diversificar conforme as Olimpíadas forem se aproximando. Quem trabalha com desenvolvimento de games, por exemplo, já pode ir se preparando para ser bastante requisitado pelo mercado. Seja para atuar na criação dos jogos de videogame oficiais do evento de 2016, seja para desenvolver aplicativos para tablets e celulares, as perspectivas são de que haja um forte aumento na procura por serviços desse tipo.

quarta-feira, setembro 07, 2011

Os sete erros das finanças !!!


Escrito por Marisa Adán Gil
De cada dez e-mails que chegam para a seção Divã do Empreendedor, nove são de empresários que estão passando por problemas financeiros e não sabem como resolver. Saldo no vermelho, dívidas com bancos, impostos atrasados, falta de capital de giro, dificuldade em conseguir dinheiro para expandir a empresa: são muitas as dúvidas que assaltam os empreendedores afogados em números. Analisando as cartas, fica fácil perceber que muitos deles chegaram nesse ponto por causa de erros comuns, que poderiam ser evitados com algumas noções básicas de gestão e um pouco de bom senso.
Confira aqui os sete erros mais frequentes cometidos na área de finanças, segundo Brian Hamilton, fundador da consultoria Sageworks e colunista da Inc.
1. Contar vitória antes do tempo. Existem empreendedores que, depois de assinar alguns contratos, agem como se o dinheiro já estivesse na conta. Otimistas, contratam funcionários, compram equipamento, investem em melhorias. Basta um cliente voltar atrás para que as finanças virem um desastre.
2. Pedir dinheiro emprestado sem necessidade. Sempre que possível, utilize seus próprios recursos para crescer. Saber quais linhas de crédito estão à sua disposição é sempre uma boa pedida. Usar esse crédito sem necessidade é uma temeridade. Empréstimos são um motivo a mais de preocupação – especialmente quando a empresa não tem condições de pagá-los.
3. Atrasar o pagamento de impostos. Muitos empresários cometem esse erro, acreditando que será mais fácil saldar a dívida mais tarde. Acredite:  juros e multas fazem com que o pagamento se torne ainda mais complicado.
4. Colocar preços baixos nas mercadorias. Baixar os preços para lucrar mais é uma estratégia que só funciona para as grandes redes varejistas. Se você não se enquadra nesse padrão, melhor vender menos produtos a preços mais altos. Dessa maneira, a empresa têm a sua margem de lucro protegida, além de valorizar a marca.
5. Permitir compras à prazo. Quando um empresário concede crédito ao cliente, ele está criando um risco desnecessário. Se for possível, venda apenas à vista. Nem todos especialistas concordam nesse ponto, mas a verdade é que muitos empreendedores fracassam porque não conseguem manter um fluxo de caixa saudável – em boa parte, por causa das vendas à prazo.
6. Colocar todos os ovos em uma cesta só. Nunca dependa de uma única fonte de receita. Ter um cliente só, que paga todas as contas, parece cômodo – até que o cliente desaparece, levando junto todo o lucro da empresa. Diversificar para sobreviver: este deveria ser o tema de todas as startups que sonham em crescer.
7. Contratar pessoas sem critério. Nos primeiros anos, reduzir custos com pessoal é fundamental. Verifique se seus funcionários colaboram para as vendas, criam produtos ou prestam algum tipo de serviço. Se algum deles não faz nada disso, há algo errado com a empresa.

Faça 5 perguntas a si mesmo !!!

A dica de hoje foi dada por Stephen Kersey em seu blog StartupSpark.
1. Você tem paixão pela ideia?
Esse é a primeira pergunta por uma razão, sem paixão é quase impossível começar um negócio de sucesso. Você precisa de motivação incondicional para ver seu negócio na infância, acompanhar o crescimento e finalmente a maturidade.
2. Você entende seu cliente-alvo?
Em qualquer negócio conhecer o seu cliente é extremamente importante. Se você não souber o que e quem é o seu alvo, você está atirando no escuro.
3. Você consegue cobrir os gastos iniciais?
Você pode ter a melhor ideia de negócio, mas se você não tiver como cobrir os gastos iniciais sua ideia não pode ajudar muito. Na verdade, você pode estragar sua sustentabilidade financeira pessoal tentando alcançar uma receita não-realista.
4. Você tem o conhecimento necessário?
Dependendo da área, falta de conhecimento pode ser fatal para uma empresa nascente. Se você não tem o conhecimento, você deve ter formas claras de ter pessoas no time com o know-how necessário.
5. Você terá tempo para se dedicar?
Nem todos podem largar seus empregos e focar no negócio próprio. Com isso em mente, a primeira pergunta é se você terá tempo para levar a ideia até o fim.

segunda-feira, setembro 05, 2011

ATT ESTUDANTES DO ÚLTIMO ANO DE CONTABILIDADE !!!


Os alunos que estão no 7º e 8º semestres poderão fazar a inscrição no próximo Exame de Suficiência.  Ou seja, não precisa esperar até a próximo para se submeter a avaliação. Segue, abaixo, as orientações do CRC. "Exame de Suficiência: Prorrogado prazo com nova regra
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) comunica que, em cumprimento à decisão referente à Ação Civil Pública n.º 2011.51.01.012634-6, da Justiça Federal do Rio de Janeiro (RJ), o item 2.2.1 do edital foi alterado para permitir a inscrição de estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis (7º e 8º semestres), prorrogando até o dia 8 de setembro de 2011 as inscrições para o Exame.Segundo estabelecido no Edital, as provas da segunda edição de 2011 serão aplicadas no dia 25 de setembro em todo o território nacional, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). As provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas, abrangendo as seguintes áreas: Para técnicos em contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada.  Para bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidad e; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada".

quinta-feira, setembro 01, 2011

Como aumentar a eficiência de suas reuniões !!!


Estamos aqui para lutar contra mais uma fonte de enrolação: as reuniões. Tenho muita convicção de que uma reunião presencial é extremamente importante, o problema é que muitas vezes elas são enroladas. Para lutar contra esse matador de tempo, seguem algumas dicas para economizar seu tempo e dos outros presentes na reunião.
1.    Tenha em mente qual o objetivo da reunião
Se você pretende fechar algum negócio, tomar alguma decisão estratégica, colher ideias da equipe ou informar o status de algum projeto, a reunião é válida. Caso contrário, não perca o tempo das pessoas com uma reunião inútil.
2.    Comece na hora marcada
Se alguém estiver atrasado, comece sem essa pessoa. Na próxima vez ela não se atrasará. Não perca o tempo de quem chegou a tempo.
3.    Termine na hora marcada
Ter um horário para terminar a reunião te força a ter foco nos objetivos. Deixar a reunião rolar indefinidamente não aumentará a criatividade da equipe, apenas deixará todos cansados e com o pé atrás antes de marcarem outra reunião com você. Não perca o tempo das pessoas enrolando até tarde.
4.    Alcance os objetivos previstos
Por mais óbvio que possa parecer, poucas pessoas tem um controle rígido sobre todos os pontos terem sido alcançados. Não perca o tempo das pessoas forçando-as a ter outra reunião para decidir o que já era pra ter sido decidido.
5.    Estabeleça responsáveis e prazos
Não definir um responsável e um prazo para uma atividade é um ótima forma de garantir que ela será esquecida. Por mais que exista uma tarefa para mais de uma pessoa, é preciso que exista apenas um responsável, ele que será cobrado para que a tarefa seja entregue no prazo estabelecido. Não perca o tempo das pessoas com atividades estilo amigos que não se encontram faz tempo:
- Precisamos marcar uma cerveja um dia desses!
- Opa! Vamos sim! Qualquer dia eu te ligo!

6.    Tenha por escritos as decisões tomadas
Não confie na sua memória, tenha alguém anotando as decisões, responsáveis e prazos. Depois da reunião mande essa ata para todos os presentes ou pessoas relacionadas às decisões da reunião. Não perca o tempo das pessoas fazendo com que elas se lembrem de tudo que foi discutido.
Existem mais algumas formas de aumentar a produtividade de reuniões, mas essas 6 dicas se aplicadas corretamente, terão um resultado fenomenal no seu processo de tomada de decisões.
Abraços!
Millor Machado (por reuniões mais úteis)

Oportunidades Deloitte 2011 Novas oportunidades – Área de Outsourcing


Temos novas oportunidades para Deloitte – Rio de Janeiro. Procuramos por estudantes e profissionais experientes cursando ou formados em Ciências Contábeis com previsão de conclusão até 2013 e com bons conhecimentos em informática. O processo seletivo será realizado em 4 etapas (testes online e presenciais, dinâmica de grupo e entrevista).
Temos vagas para Assistentes, Analistas e Supervisores.
Faça sua inscrição através do email rhrj@deloitte.com, informando no assunto Deloitte - Outsourcing e no corpo do texto a formação, o período em curso e a vaga pretendida. Segue abaixo o local onde será realizado o processo seletivo:
Local: Faculdade Gama Filho – Unidade Candelária / 6º andar - Auditório 1
Data: 12/09/2011
Horário: 18h