domingo, setembro 18, 2011

As 6 condições iniciais de uma startup escalável !!!

A dica de hoje foi enviada por Steve Blank através de seu blog.
Nem todas as startups conseguirão ganhar escala. Aqui vão 6 condições iniciais que definem se seu empreendimento será escalável ou não, ou seja, uma startup ou um pequeno negócio:
  1. A magnitude da visão dos empreendedores – eles enxergam longe e querem construir algo maior que uma empresa ou um produto.
  2. Os objetivos pessoais dos fundadores – querer simplesmente montar um negócio pra vida não é suficiente, eles querem fazer algo que mude o mundo.
  3. O tamanho do mercado potencial deve ser grande e isso não importa se o mercado ainda será criado.
  4. Usar métodos ágeis e centrados no cliente para desenvolvimento do produto e do modelo de negócios.
  5. Equipe fundadora top de linha e primeiros funcionários que compartilhem sua visão.
  6. Ser apaixonado e ter uma visão muito otimista (mesmo que ela fuja da realidade).
Pra fazer isso, entenda o quanto de risco você consegue aceitar – não tente ser alguém que você não é.

Técnicas de negociação que facilitarão sua vida !!!

Um problema muito comum nas negociações é ficar disputando quem ganha mais, o que leva a situações como essa:
“2 garotos avistaram uma laranja no chão e logo começaram a negociar quem ficaria com a maior parte. Depois de certo tempo, decidiram que cada um ficaria com uma metade.
Quando o primeiro garoto chegou em casa com sua metade, cortou a casca e jogou o resto no lixo. O segundo jogou fora a casca e comeu o resto.”
Para evitar essa situação nas suas negociações, seguem 4 atitudes que as tornarão mais eficientes.

Saiba separar a pessoa do problema
É muito difícil não levar uma negociação para o lado pessoal. Porém, isso atrapalha o processo, leva ao sentimento de “poderia ter conseguido um acordo melhor” e pode danificar relacionamentos.

A primeira atitude que as 2 partes precisam ter é de que estão combatendo o problema, não um ao outro. Em exemplo prático: ao invés de falar “Você não entrega seu trabalho direito. Por quê?”, fale “Os resultados não estão de acordo com o esperado, o que podemos fazer para resolver essa situação?”
Lidar com pessoas é sempre complicado, mas esse tipo de postura tende a melhorar a comunicação e agilizar o processo. Lembre-se que se existe negociação, é porque as 2 partes enxergam possibilidades de ganho. O inimigo é o problema, não a outra parte.
Foque em interesses, não em posições
Assim como no caso da laranja, é muito comum que pessoas fiquem disputando por um número enquanto na verdade os interesses são outros.

Um caso real ocorreu na negociação de território entre Egito e Israel em 1978. Depois muito tempo desenhando mapas sobre a divisão da península de Sinai, o acordo parecia impossível. No final, descobriram que o problema de Israel não era ter o território, era a presença de tanques egípcios na região. Os egípcios queriam o território que era deles desde a época dos faraós, mas não faziam questão de ter tanques por lá.
Com os interesses em mente, o acordo aprovado foi que o território ficaria com o Egito, mas nada de mandar os tanques passearem na região.
Nem sempre é tão fácil resolver questões como essa (ironia comendo solta). Mesmo assim, faça um esforço para descobrir o que o outro lado quer, existe uma chance razoável de ser algo além do número e um acordo alternativo será benéfico para ambos.
Apresente opções de ganho mútuo
Entendendo os interesses das partes e sendo a pessoa criativa que eu sei que você é, o próximo passo é criar opções ao invés de ficar empacado em uma queda-de-braço sem fim.
A melhor forma de entender  a importância de uma solução alternativa é a disputa por um bolo. Por que ao invés de disputar o tamanho do pedaço, você não coloca fermento e aumenta os pedaços de todo mundo?
Querendo aumentar o bolo você mostra para a outra parte que também está pensando nela. Agora é só uma questão de escolher qual o melhor fermento.
Use critérios objetivos
Quanto mais objetivos forem os critérios de negociação, mais fácil chegar a um acordo. Por exemplo, se você quer vender uma casa, tenha uma noção dos preços de casas do mesmo tipo na vizinhança.

Caso esteja vendendo um produto mega inovador que vai revolucionar o mundo, fica mais complicado estabelecer um referencial. Aí o melhor que você faz é mostrar os ganhos que o cliente teria com e sem seu produto. Dados, desde que relevantes, são uma ótima forma de avançar uma negociação.
Conclusão
Não existe uma técnica Jedi que vai te fazer o melhor negociador da galáxia, mas essas atitudes podem ajudar. Confira também a apresentação sobre as características do negociador e técnicas de vendas.

Olimpíadas já começam a gerar oportunidades de empregos !!!

RIO -Cinco anos antes, o maior evento esportivo mundial já cria empregos no Rio e promete trabalho nas mais diferentes áreas. E não cria apenas em setores como turismo, hotelaria, alimentação, ensino de idiomas e construção civil - os mais óbvios quando o assunto é abertura de vagas em função das Olimpíadas de 2016. Também já surgem ou vão surgir oportunidades para profissionais que atuam em gerenciamento de projetos, advocacia, meio ambiente, propaganda e marketing, transporte público, segurança e tecnologia da informação (TI), inclusive em desenvolvimento de games.
Levantamento que foi realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) - a pedido do Ministério do Esporte - prevê que poderão ser criados 120 mil empregos por ano, até 2016, em todo o Brasil. Sendo que, para algumas funções, a contratação já começou.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, por exemplo, conta com um time de cerca de 180 pessoas atuando no planejamento e organização do evento, e está constantemente abrindo novas vagas. O objetivo é formar, daqui a cinco anos, uma equipe de quatro mil empregados, entre pessoal temporário e permanente, além de 70 mil voluntários. E, atenção, nesta fase inicial de recrutamento estão sendo abertas posições dos níveis gerencial e sênior.
- No momento, estamos montando a base da pirâmide e contratando pessoas bem especializadas. Na virada para 2012, as áreas estratégicas deverão começar a montar suas equipes com pessoal de diferentes níveis - informa Marcela Lima, gerente regional da Adecco, empresa de recursos humanos que tem uma parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e realiza a seleção para a Rio 2016.
As oportunidades que estão disponíveis no comitê atualmente se concentram nas áreas jurídica, de tecnologia da informação, recursos humanos, comercial, de marketing e gestão de projetos - algumas bastante específicas, como analista de venda de patrocínios pleno e especialista em serviços dos Jogos Olímpicos.
E, naturalmente, o leque de demandas só tende a crescer e a se diversificar conforme as Olimpíadas forem se aproximando. Quem trabalha com desenvolvimento de games, por exemplo, já pode ir se preparando para ser bastante requisitado pelo mercado. Seja para atuar na criação dos jogos de videogame oficiais do evento de 2016, seja para desenvolver aplicativos para tablets e celulares, as perspectivas são de que haja um forte aumento na procura por serviços desse tipo.