sábado, julho 23, 2011

Os erros mais ridículos de uma entrevista de emprego

RIO - Ok, talvez a sua última entrevista de emprego não tenha sido perfeita. Você pode ter hesitado durante muito tempo quando perguntado sobre sua maior fraqueza ou esquecido de mencionar uma realização relevante para a vaga. Bem, anime-se. De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria Robert Half International, você poderia ter feito pior. Convidados a contar os mais inesquecíveis erros em entrevistas de trabalho que já presenciaram, os executivos de recursos humanos vieram com algumas "pérolas", como mostra matéria publicada na Fortune. Confira:
- "O candidato pisava no meu tapete, visivelmente admirado, e me disse que eu deveria ser altamente considerado pela empresa, porque, afinal, me foi dado um carpete tão fofo e macio."
- "Um candidato pegou uma escova de dentro da minha bolsa, escovou seus cabelos e saiu."
- "A candidata disse que, se eu não a contratasse, sua avó colocaria uma maldição em mim."
- "Um candidato desafiou o entrevistador a uma queda-de-braço."
- "Depois de uma pergunta difícil, o candidato perguntou se ele poderia sair da sala por um momento para meditar."
- "Um candidato enviou a sua irmã para a entrevista, em seu lugar."
- "Um candidato respondeu a todas as perguntas da entrevista cantando."
- "Um candidato algemou-se à mesa durante a entrevista."
- "Eu entrevistei alguém que batia os dentes, como uma britadeira, durante toda a conversa."
É claro que franqueza é sempre melhor, mas nem sempre é recomendável fornecer todas as informações, como fica provado com essas entrevistas:
- "Um candidato a uma vaga de atendimento ao cliente, quando perguntado o que ele poderia não gostar neste trabalho, ele respondeu: "Lidar com as pessoas."
- "Um indivíduo disse que nós tínhamos ótimos benefícios, o que seria bom porque ele teria que faltar um monte de vezes no próximo ano."
- "Um candidato deu-me uma lista de todas as razões pelas quais ele não deveria ser contratado."
- "O candidato disse que ele realmente preferiria uma oferta de emprego do nosso principal concorrente".
- "Depois de ser elogiado pela escolha da universidade e pelas altas notas que recebeu, o candidato respondeu: "Agradeço por sua atenção, mas, na verdade, eu não estudei lá."
- "Quando perguntado pelo gerente de contratação por que ele estava deixando seu trabalho atual, o candidato disse: "Meu chefe é um idiota. Todos os gestores são idiotas."
Essa última declaração levanta um ponto importante, diz Brett Bom, consultor sênior da Robert Half que frequentemente treina candidatos para brilharem nas entrevistas:
"Mesmo uma piada levemente sarcástica sobre um empregador atual ou anterior pode fazer acender o sinal vermelho. Quando estiver em dúvida, opte por ficar calado."
E, claro, deixe suas algemas em casa.

13 ótimas dicas de como fazer com que seu Plano de Negócios não perca credibilidade

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Há tempos que escuto a afirmação de que no Brasil não faltam recursos para o investimento de risco, mas sim, bons projetos. Honestamente, e por experiência pessoal, posso endossar a afirmativa.
Desde os anos que precederam a bolha da internet, ou seja, há mais de treze anos, nunca em nenhum momento, mesmo diante dos contextos econômicos mais críticos observei o fechamento total das torneiras dos investidores.
Ocorreram sim, fechamentos temporários, necessários para a análise e a acomodação dos ânimos do mercado diante das crises mais pesadas, mas nada que tenha durado mais de quatro ou cinco meses. Passado a fase de análise e entendimento, as negociações com investidores de risco sempre puderam ser retomadas ou iniciadas a corda total.
Contudo, existe uma grande distância entre enviar o seu projeto para a análise de um fundo de investimentos, e ser convidado para uma rodada de análise e negociação preliminar. Uma série de fatores influenciam, mas hoje gostaria de tratar daquele que é peça fundamental para o início de qualquer conversa sobre investimentos. Trata-se do velho, manjado e fundamental Plano de Negócios.

Elaborá-lo da forma correta não é tarefa fácil, e invariavelmente é missão para profissionais do ramo. Cientes disso e certos de que você não vai querer morrer na praia, apresentando um material inadequado, decidi destacar algumas dicas que podem ajudar bastante.
Vamos lá:
1- Jamais prepare um material que tente persuadir. Investidores não querem ser convencidos, mas desejam descobrir sozinhos e sem nenhum empurrão de que aquele projeto não merece ir apara a gaveta.
2- Em lugar de tentar seduzir o analista, ofereça um material rigorosamente organizado.
3- Acople ao plano um estudo de viabilidade flexível, permitindo ao analista estressar todas as variáveis.
4- Cuide com cuidado da parte documental que acompanha o plano. Registro de marca, contratos e protocolos assinados com parceiros e aliados estratégicos conferem força ao projeto e deixam claro a sua preocupação com questões chaves.
5- Exponha, de preferência em formato documental, as referências que foram utilizadas para montar o plano.
6- Fuja de modelos acadêmicos, sem ultrapassar os limites do desconhecimento conceitual. Em lugar disso seja rigoroso nos detalhes, com tudo muito bem explicado de forma objetiva e coerente.
7- Quando estiver elaborando o plano, imagine-se na pele do analista que terá que justificar o motivo pelo qual dedicou tempo e outros recursos para analisar o seu plano em detrimento de outros que lamentavelmente foram parar na gaveta ou no lixo.
8- Fuja dos modismos de gestão, que podem arrancar mais gargalhadas do que reconhecimento efetivo e jamais tente parecer algo que realmente não é. Analistas de investimento farejam infantilidades empresariais e inconsistências a quilômetros de distância.
9- Ofereça prazos realistas ao longo de todo o planejamento.
10- Especifique claramente as circunstâncias e passagens críticas, oferecendo de forma detalhada as devidas rotas de contingência.
11- Tente transmitir o máximo de frieza e pragmatismo.
12- Exponha de forma estruturada a solução para a saída do fundo de investimentos, com a consciência de que um eventual aporte de capital está mais para um casamento com divórcio previsto do que algo como “felizes para sempre”.
13- Com o plano de negócios elaborado, mantenha uma rotina de permanente atualização, considerando não apenas um longo período de negociação com resultados imprevisíveis, mas também o surgimento de novos interessados.
De resto, toque o negócio com capital próprio de forma que ele fique fortalecido ao longo do caminho, preferencialmente com parte das ações anunciadas no plano já em execução.
Vá em frente e boa sorte!
Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil

Aprender a atribuir responsabilidades é uma das coisas mais importantes da liderança


É comum ver em empresas nascentes que, devido a equipes pequenas, todo mundo tem muitas tarefas ao longo do dia e tem que fazer acontecer. Isso cria muita confusão, porque apesar de todos estarem conversando e fazendo sua parte, ninguém realmente é o responsável por algum objetivo do negócio.
Nós podemos definir responsabilidades como diretor de marketing, de finanças, ou até CEO. Isso já é um grande começo, porém papéis precisam ser definidos de maneira muito mais específica. Se você pega a descrição de um diretor de marketing de qualquer empresa da Fortune 500, você verá uma longa lista de metas e objetivos pelos quais o indivíduo é responsável. Apesar disso, você raramente vê qualquer descrição de trabalho e responsabilidades em empresas nascentes, onde provavelmente só os sócios formam a equipe.
Nós precisamos definir papéis e responsabilidades desde o comecinho de qualquer empreendimento. Quando indivíduos não estão responsáveis por algo, a equipe inteira sofre. Responsabilidades claras também turbinam produtividade e dão um norte pra todos da equipe. Cada um é não só responsável por suas atividades, mas pelo sucesso do negócio como um todo.
A dica de hoje foi mandada por Usman Sheikh através do blog Journey of a Serial Entrepreneur.

Sua Bateria Empreendedora anda fraca ?




Nós sabemos que, para muitas pessoas, empreender é uma paixão. Algo que traz inúmeras recompensas e faz com que um empreendedor não descanse até alcançar seus sonhos. Ainda assim, empreender também cansa e um dia cobra os custos de um trabalho tão árduo. Em algum momento, portanto, você precisa dar um intervalo para recuperar suas baterias – seja com intervalos no dia a dia agitado de trabalho ou até mesmo aquelas tão adiadas férias.
Para reconhecer esses momentos de sua jornada, a Entrepreneur fez uma lista com sete sinais de que está na hora de você relaxar um pouco antes de continuar.
1) A alegria se foi. Está adiando o momento em que você tem de ir para a empresa? Trabalhar já não o empolga como antes? Se você já não se sente mais feliz fazendo aquilo que você decidiu para sua carreira, está na hora de dar uma pausa – e reencontrar essa felicidade quando voltar.
2) Falta de criatividade e foco. O cansaço, o estresse, a tristeza, todos esses sentimentos negativos podem levá-lo a perder a concentração e torná-lo menos produtivo e inovador. Se esse é o caso, mais uma vez está na hora de recarregar. Você provavelmente retornará mais produtivo.
3) Perda do controle. Desequilibrar-se em situações em que você deveria ser comportar como líder e achar que você anda sobrecarregado são outros sinais de que sua força empreendedora não é mais a mesma.
4) Irritabilidade. Se seus colaboradores não aguentam mais o seu mau-humor, talvez seja o caso de se afastar e tirar um intervalo para voltar um pouco mais agradável. Férias já!
5) Insônia. Sua bateria fraca pode afetar também o seu sono. Não conseguir dormir direito é um bom indicador de que a falta de energia empreendedora anda incomodando também na cama.
6) Problemas de saúde. Sobrecarregar-se e trabalhar além dos seus limites pode cobrar um preço alto de sua saúde, mesmo que isso pareça o comportamento comum. Empreendedores também precisam se cuidar.
7) Avisos de pessoas próximas. Elas são as pessoas que o conhecem melhor. Se familiares e amigos passarem a avisá-lo de que você parece diferente e cansado, talvez você deva escutar e fazer uma pausa.