terça-feira, julho 26, 2011

Afinal, o que é o sucesso ?

Um tema bastante discutido por aqui é o sucesso, inclusive com destaque para o artigo Os 8 segredos para o sucesso. A grande questão é: o que é sucesso?
Recentemente recebi um e-mail muito bacana da nossa leitora Rovana, que exemplifica muito bem o quanto que sucesso é uma questão de percepção, que muda durante a vida.
Vale a pena conferir!

Aos 2 anos, sucesso é: conseguir andar
Aos 4 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 12 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 18 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 20 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 35 anos, sucesso é: dinheiro
Aos 50 anos, sucesso é: ter dinheiro
Aos 60 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 70 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 75 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 80 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 90 anos, sucesso é: conseguir andar
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Fica então a reflexão: e você, tem aproveitado o sucesso de acordo com a época que está passando?
Abraços,

IBGE lança edital para 150 vagas temporárias no RJ

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou edital para 150 vagas temporárias: 18 para supervisor de pesquisas e 132 para agente de pesquisas por telefone, para atuar no município do Rio de Janeiro. Os salários são, respectivamente, de R$ 4 mil e R$ 700.
O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como terá direito a férias e ao 13º salário.

Os profissionais atuarão na realização da Pesquisa de Inovação Tecnológica - Pintec 2011, Pesquisa de Tecnologia de Informação e Comunicação - Empresa - TIC-Empresa 2012, Sistema de Manutenção Cadastral do Cadastro Central de Empresas - Simcad 2011 e Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP 2010.
Para agente de pesquisa por telefone é necessário nível médio e um ano de experiência comprovada na função de operador de teleatendimento. Para supervisor de pesquisa é exigido nível superior em qualquer área (15 vagas) e em estatística (3).
Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 12 meses, podendo ser prorrogado, desde que não exceda 24 meses. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho.
As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da coleta e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado.
O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente, observados os seguintes fatores: para a função de supervisor de pesquisas, assiduidade e conhecimento, acompanhamento e controle; e para agente de pesquisas por telefone, assiduidade e comunicação.
Para a função de supervisor de pesquisas, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias, no período compreendido entre 7h e 19h.
Para a função de agente de pesquisas por telefone, a jornada de trabalho será de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias, distribuídas nos seguintes turnos: das 7h às 13h (66 vagas) e das 13h às 19h (66 vagas).
As inscrições serão feitas no site da Consulplan (www.consulplan.net), empresa responsável pela operacionalização da seleção, no período de 0h do dia 9 de agosto até as 23h59 do dia 22 de agosto (horário de Brasília), e custarão R$ 20,00 para agente de pesquisas por telefone e R$ 100,00 para supervisor de pesquisas.
Ficam reservados 5% do total das vagas para pessoas com deficiência - uma vaga para supervisor de pesquisas, que exige curso superior completo em qualquer área, e 8 para agente de pesquisas por telefone, quatro em cada turno.
As provas serão aplicadas no dia 2 de outubro, com duração de 4 horas, das 13h às 17h, simultaneamente, em todos os locais de provas a serem informados a partir do dia 19 de
setembro.

Para supervisor de pesquisa a prova objetiva terá língua portuguesa, conhecimento específico, noções de administração/situações gerenciais e noções de informática.
Para agente de pesquisa por telefone a prova objetiva terá língua portuguesa, conhecimentos gerais, raciocínio lógico e noções de informática.
A convocação dos aprovados será a partir de 24 de outubro.

Pessoas: como contratar e demitir

Não importa qual o setor de sua empresa, em qualquer lugar você trabalhará com pessoas. O que não é somente liderá-las ou trabalhar junto, mas também admití-las e demití-las.
Aqui vão algumas dicas sobre como lidar com essas duas partes críticas:
Sócios
  • Encontre suas almas gêmeas. Ninguém vai mudar o mundo sozinho. Talvez uns tenham mais reconhecimento que outros, mas sempre é necessário um bom time para fazer uma empresa crescer. Antes 20% de uma torta de 20 ton, a uma tortinha inteira de 400 g.
  • Mantenha diálogo totalmente franco. Pode chegar o dia em que você ou um de seus sócios não corresponda às responsabilidades de um alto cargo. Se isso acontecer, tenha coragem para falar (ou humildade para assumir) o fato e transfira-o para uma posição mais baixa na empresa – nem todos os fundadores nasceram pra ser diretores. Isso pode evitar não só o descontentamento da própria pessoa, como um mau exemplo para os empregados.
Empregados
  • Contrate pessoas melhores que você. Se você tem medo de fazer isso é porque você é maníaco por poder ou você é medroso. Isso não só te atrapalhará, como vai fazer com que a sua empresa vá pro buraco, já que essa “pessoa pior” também vai contratar um pior que ela. Agora, imagine isso numa continuação sem fim… Não permita isso, evite uma avalanche de imbecis na sua empresa.
  • Contrate pessoas ‘infectadas‘. Ter paixão e entusiasmo verdadeiros pelo o que a empresa faz e acreditar que isso mudará o mundo são pontos essenciais para contratação. Ignore o irrelevante: experiência, faculdade ou boas qualidades não garantem o sucesso de ninguém em lugar nenhum. Por exemplo: alguém super-mega-hiper-qualificado, mas não apaixonado, pode facilmente virar o cara que enrola durante as horas de trabalho e às 17h59 já está prontíssimo para ir embora. Acredite, você não precisa desse tipo de pessoa.
  • Como demitir:

  1. Maus resultados do empregado – Primeiro cheque novamente as avaliações. Converse com a pessoa e, junto com ela, entenda o porquê dos resultados. Dê uma nova chance – não sei você, mas eu já vi pessoas melhorando. Caso isso se repita, tome coragem e faça você mesmo a demissão, garantindo um discurso direto e franco.
  2. Queda nas vendas/Crise/Desastre natural – Após ter tomado a decisão de demissões para corte de custos, não espere o boato se espalhar ou, muito pior, não faça isso gradativamente. Arranque o band-aid, faça de uma vez! Além disso, converse pessoalmente com os demais empregados, garantindo suas permanências e confirmando sua confiança no trabalho deles. Não há nada pior do que trabalhar num ambiente de incertezas ou contar com pessoas desconfiadas.
Por fim, trabalhe com pessoas que você goste – não insista na pessoa que você encontra na rua e finge que não viu. Você que tem sua empresa com certeza a leva com muita alegria e carinho. Não desperdice isso trabalhando com pessoas que você não gosta – a vida é curta demais para isso.