quarta-feira, julho 27, 2011

As 5 perguntas que você precisa fazer a si mesmo todos os dias

A dica de hoje foi dada por Stephen Kersey em seu blog StartupSpark.
1. Você tem paixão pela ideia?
Esse é a primeira pergunta por uma razão, sem paixão é quase impossível começar um negócio de sucesso. Você precisa de motivação incondicional para ver seu negócio na infância, acompanhar o crescimento e finalmente a maturidade.
2. Você entende seu cliente-alvo?
Em qualquer negócio conhecer o seu cliente é extremamente importante. Se você não souber o que e quem é o seu alvo, você está atirando no escuro.
3. Você consegue cobrir os gastos iniciais?
Você pode ter a melhor ideia de negócio, mas se você não tiver como cobrir os gastos iniciais sua ideia não pode ajudar muito. Na verdade, você pode estragar sua sustentabilidade financeira pessoal tentando alcançar uma receita não-realista.
4. Você tem o conhecimento necessário?
Dependendo da área, falta de conhecimento pode ser fatal para uma empresa nascente. Se você não tem o conhecimento, você deve ter formas claras de ter pessoas no time com o know-how necessário.
5. Você terá tempo para se dedicar?
Nem todos podem largar seus empregos e focar no negócio próprio. Com isso em mente, a primeira pergunta é se você terá tempo para levar a ideia até o fim.

Como montar uma pesquisa de mercado

Acompanhando o artigo da última segunda-feira, sobre como fazer uma análise de mercado, resolvemos fazer a semana da pesquisa de mercado no Saia do Lugar.
No post já citado, o Millor falou sobre os fundamentos de pesquisa de mercado. Os próximos dois artigos falarão especificamente sobre a análise de clientes e de concorrentes, respectivamente.
Hoje, embasados num post do Beco com Saída, falo sobre os detalhes básicos para a montagem de uma pesquisa de mercado, ou seja, quando você precisa definir:
  • Problema e objetivo do trabalho: as dificuldades identificadas por você, Empreendedor, e o que almeja descobrir com a pesquisa;
  • Público-alvo: grupo de pessoas e/ou de empresas que têm características em comum para responder a pesquisa;
  • Mercado-alvo: a região de abrangência (bairro, cidade, estado etc.);
  • Amostra: o número de pessoas/empresas a serem sondadas. Normalmente, para pessoas físicas, a proporção é de um pesquisado para cada mil, mas MPEs não precisam realmente de algo comprovadamente quantitativo. Por exemplo, nossa consultoria de marketing fez uma pesquisa com apenas 50 empresas nascentes e conseguimos o que queríamos – sabemos o que nossos clientes querem;
  • Ferramentas (como pesquisar): a pesquisa pode ser feita por telefone, internet, e-mail, entrevistas pessoais, mala direta etc;
  • Prazo para sua execução: não há um prazo padronizado para realizar uma pesquisa. Isso depende do problema, do público, do grau de abrangência e, claro, da sua pressa em sair do lugar;
  • Recursos financeiros para sua viabilização: isso depende dos recursos utilizados (ex.: telefone), mas se você fizer pela internet, pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Forms. Você também pode optar por contratar uma empresa especializada em pesquisas ou uma consultoria em marketing, mas saiba que pesquisas de mercado não são bichos de 7 cabeça e, acima de tudo, nada melhor do que você falar com seu cliente.
Abraços,