segunda-feira, agosto 01, 2011

Curriculo e Entrevista, Dicas importantíssimas !!!

O que usar
Bem-vestido para a entrevista
Embora elegante, o terno pode ser substituído numa entrevista de emprego menos formal. Veja as variações, mas fique atento ao perfil da empresa

Ter ou não ter barba?

Os barbudos estão na moda, mas o visual ainda não conquistou o ambiente corporativo



Antes da Entrevista
Entrevista de emprego
Renata Avediani, repórter da VOCÊ S/A, dá dicas importantes para você não pisar na bola na entrevista de emprego

Prepare-se para a entrevista
As entrevistas de emprego geram muita ansiedade. A especialista em recursos humanos, Elaine Saad, da Right Management, dá algumas dicas para você não fazer feio nesta hora

É preciso se conhecer primeiro
Antes de definir e escolher o objetivo profissional, e independente do que se quer atingir, é preciso que as pessoas conheçam seus pontos fortes e fracos. Essas e outras dicas são dadas pela especialista em RH, Elaine Saad

Antes, durantes e depoisConhecer o perfil da empresa, se apresentar bem, enviar carta de agradecimento após a entrevista são detalhes que ajudam você se destacar durante o processo de seleção. Veja essa e outras dicas com o headhunter Marcelo Cuellar
Qualificação: o que é isso?
Oito executivos de áreas diferentes dizem o que um profissional precisa saber para ser contratado hoje



Durante a Entrevista
Como vencer o terror da entrevista
É impossível deixar de ficar tenso na conversa cara a cara. Conheça estratégias para ficar mais seguro na hora de se vender para uma vaga

Como ter sucesso na entrevista de emprego
Aprenda a resposta certa para as perguntas mais complicadas dos recrutadores

Entrevista de emprego
Jovem ou executivo sênior, todos estão sujeitos a erros quando o assunto é entrevista de emprego

Tropeços no recrutamento
Conheça os erros que os recrutadores e os profissionais cometem durante a entrevista de emprego e aproveite melhor a próxima oportunidade de mudar de trabalho

Perguntinhas básicas
Há perguntas básicas na hora da entrevista que amedrontam qualquer um. A especialista em RH, Elaine Saad, dá dicas de como se portar diante de questões que podem definir o seu futuro profissional
O que de fato define se você será aprovado na entrevista
Existe uma metodologia que muitas profissionais de RH eheadhunters utilizam para verificar se o profissional entrevistado apresenta ou não determinada característica e em que grau.
Diga sempre a verdade
Na hora da entrevista, não é vergonhoso falar para o recrutador que não você não tem vivência em um determinado assunto. A especialista em RH, Elaine Saad, alerta para a importância da transparência na hora da entrevista.
O funil da seleção
Conheça os processos de recrutamento mais utilizados e veja como se comportar
Timidez sem problemas
É preciso vencer a timidez para ter sucesso no trabalho
Presidentes contratam
Eles estão participando da seleção de emprego em grandes companhias. Veja como agir quando estiver diante do número 1
 


Depois da Entrevista
A verdade por detrás do feedback “você não está dentro do perfil da vaga”
Todos nós – em algum processo seletivo do qual participamos ao longo de nossas carreiras – já recebemos o feedback de que não estamos dentro do “perfil” da vaga

Quando aceitar uma contraproposta e ficar no emprego
Este ano as empresas retomam a disputa por profissionais. Saiba o que considerar diante de uma proposta do concorrente


Procurando
Oportunidade depois dos 30Falar com as pessoas e se relacionar com muita gente é a melhor maneira de encontrar o emprego que você procura

Emprego novo à vista
Apareceu outra oportunidade de emprego, e agora? Conto para o meu chefe? Ouça os conselhos da consultora Elaine Saad e saiba quando é o momento certo de conversar com seu superior
Escrever pode ajudar a encontrar um novo emprego 
Colocar no papel pensamentos e sensações ligados a uma demissão inesperada, ajuda a superar os sentimentos negativos e pode diminuir o tempo de espera para uma recolocação
De volta ao jogo
A melhor forma de aprender ainda é errando. Conheça as falhas toleradas pelas empresas, onde você não pode vacilar e quando o erro conta a seu favor
 Sucesso na recolocação
Para obter sucesso em uma nova colocação no mercado, é preciso ter um plano de ação concisa, um material curricular bem feito, recorrer ao networking, e saber fazer a negociação salarial. É o que afirma a especialista em Rh, Elaine Saad

 Aumente sua visibilidade na internet Para obter sucesso em uma nova oportunidade no mercado, é preciso ter um plano de ação concisa, um material curricular bem feito, recorrer ao networking, e saber fazer a negociação salarial. É o que afirma a especialista em Rh, Elaine Saad

A etiqueta dos headhunters
Especialistas em selecionar executivos revelam seus métodos de trabalho e o que fazer para chamar a atenção deles

Imagem lapidada
Saiba como fortalecer a carreira criando sua marca própria

Cansou do seu emprego? Procure outro
Mas se prepare para enfrentar a concorrência, antes de lançar seu currículo no mercado

O jogo agora é na rede
Candidatos e recritadpres fizeram da web o principal meio de busca profissional.
Fique bem online
Currículo
A importância de um bom currículo
Ele diz muito sobre você e representa mais de 50% de chances para entrevista. Por isso, estabeleça uma ordem nas informações e descreve apenas o que é importante


Seu currículo no Linkedin
Dicas para você divulgar seu currículo na internet usando o Linkedin
Aumente suas chances
Além de ter um bom currículo, é importante saber divulgá-lo. A especialista em RH, Elaine Saad, diz quais são as melhores formas de fazer o seu CV aparecer



Info online
Quer um currículo?Clique aqui e baixe o modelo gratuitamente

In englishAprenda a fazer um currículo em inglês
 7 pecados de um currículo 
Que tipos de erro costumam fechar as portas nas empresas de tecnologia?


M de mulher
Como enviar um currículo por e-mailCada vez mais, as empresas têm feito seleção de profissionais pela internet. E para não cometer erros, confira algumas dicas sobre como mandar o currículo corretamente

As qualidades de um currículo perfeito
Descubra como se vender em um documento de duas páginas e aumente suas chances de conquistar o emprego dos seus sonhos

As 5 coisas que você pode fazer para ajudar seu cliente a comprar !!!

A dica de hoje foi dada por John Jantsch no blog Duct Tape Marketing Seguem abaixo as 5 etapas para ganhar um novo cliente.
Ouça
Antes de tudo, a primeira etapa do ciclo de vendas envolve ouvir.
Clientes em potencial te dão uma série de informações via mídias sociais e podemos ter acesso às suas necessidades. Porém, precisamos ouvir.
Chame a atenção
Ninguém fala sobre empresas chatas.
Para espalhar sua marca hoje em dia, você precisa se comunicar de forma diferente e criar conteúdo que as pessoas estejam dispostas a compartilhar e se engajar.
Chamar a atenção hoje em dia se trata muito mais de atrair o cliente do que ficar gritando pedindo atenção.
Eduque
Uma vez que você chamou atenção, o cliente deve confiar nos seus produtos, serviços, soluções e expertise. Mais uma vez, conteúdo te ajudará muito.
Converta
A parte da venda foi extremamente mudada no novo modelo.
Se o cliente já chegou até essa etapa, sua função passa a ser facilitar a compra, não em forçar uma venda.
Ainda há certa educação e conteúdo em jogo, mas agora é uma questão de mostrar que o produto funciona e prever resultados que ele trará para o cliente.
Ouça
A etapa final é voltar para a parte de ouvir, só que agora ouvir diretamente do cliente.
Ouça o que funciona, o que não funciona, como conseguir melhores resultados, como medir esses resultados, etc. Com isso, você descobre como satisfazer esse cliente e torná-lo um entusiasta, que te trará outros clientes.
Um cliente feliz é a ferramenta mais poderosa que você pode ter na sua área de marketing.

Para se aprofundar no tema, vale a pena dar uma olhada no artigo As 5 etapas que o cliente passa antes de comprar seu produto/serviço.

É preciso saber ensinar para se aprender !!!

Na edição de julho, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios lançou a pergunta: empresário precisa estudar? A reportagem responde de modo bem completo à questão. Mas esse tema também se encadeia em outras discussões. O capítulo seguinte seria algo como: de que modo deveria ser o ensino empreendedor? Entrevistei um startapeiro, ele próprio estudante universitário, que deixou um depoimento muito rico, no qual contrapõe teoria e prática, ou seja, qual a aplicabilidade das aulas no mundo real.

Diego Reeberg, 23 anos, lançou junto com Luis Ribeiro, 20 anos, o site de crowdfunding Catarse em janeiro de 2011. O ponto de partida da startup remonta a nove meses antes, quando o grupo elaborou um plano de negócios a partir de ideias discutidas em disciplinas de empreendedorismo na faculdade. Mas, na visão do jovem empresário, há muito que se avançar ainda na questão do ensino do tema.
É um assunto polêmico. Mas creio que a experiência de Diego possa acrescentar muitos pontos importantes na discussão. Leia a transcrição do depoimento:
“Cursei três disciplinas relacionadas a empreendedorismo. As duas primeiras tinham um caráter de mostrar ao aluno que, além dos tradicionais empregos em grandes corporações, bancos de investimento e consultoria, há também outra opção: empreender. A dinâmica era ter ideias, juntar um grupo, preparar um plano de negócios e apresentar aquela ideia no final do curso. A princípio parece algo interessante, mas, na minha visão, há uma sucessão de falhas desse formato de ensino:
Pensar o empreendedorismo como ‘uma disciplina a mais’. Não dá. Empreendedorismo poderia ser o foco principal de uma faculdade, como é em Babson ou em Stanford. De que adianta eu querer empreender se eu tenho mais oito disciplinas que não se relacionam com o assunto? Fica difícil pensar em empreender se eu tenho que me preocupar com a prova de cálculo.
O modelo de ensino em que os alunos aprendem a empreender na prática me parece muito mais útil. Ficar um ano desenvolvendo um plano de negócios (e, relembrando, cheio de outras atividades para serem feitas) não parece a melhor maneira de ensinar e motivar alguém a empreender.
Na experiência que eu tenho em seis meses desde a criação do Catarse, nosso modelo de negócios é um constante aprendizado. Se tivéssemos feito um plano lá no início, seria apenas um amontoado de papéis descartados. A dinâmica hoje é muito rápida, ainda mais pra um negócio inicial (lógico, eu falo isso da perspectiva de alguém que tem um negócio na web. Se eu quiser empreender em uma fábrica de chocolates, uma análise um pouco mais demorada e elaborada faz sentido).
A gente é muito pouco incentivado a ver as coisas na prática. Se sua ideia é de internet, vá passar uma semana colado em um empreendedor da internet, não ficar pesquisando no Google. Se sua ideia é a de uma fábrica de sapatos, vá para Franca ficar no pé de um empreendedor que já vivenciou isso.
Acabamos fazendo o trabalho desse curso com um embrião do que viria a ser o Catarse. Mas, lógico, tinha que ter um plano financeiro, mostrar perspectivas de ganho e tal. Todos os números chutados. Planos, planos e planos, sem nada muito concreto. Ficou bonito de se ver, mas não é o que acontece na prática.
Sobre o começo do Catarse, nós nos juntamos em abril de 2010. Eu e mais quatro colegas de turma. Era um grupo que queria fazer algo diferente, que não queria empregos em bancos de investimento e grandes empresas. Discutíamos semanalmente ideias que tínhamos tido, mas nada era realmente empolgante/apaixonante. Como queríamos fazer algo logo, deixamos de lado nossas ideias e fomos buscar novos modelos de negócio que estavam dando certo fora do Brasil. Aí a gente conheceu o site americano Kickstarter (referência mundial em crowdfunding) e resolvemos que era esse negócio que queríamos trazer para o Brasil.
Fomos atrás de abrir empresa, contratar advogado, programador. E descobrimos que não tínhamos aprendido nada disso na faculdade. Muitas coisas básicas sobre empreender a gente não aprende na faculdade. Pensa-se em ideias fabulosas, planos estratégicos, planos financeiros, mas eu não sei como eu faço para escolher um contador.
Fomos aprendendo errando (e, lógico, perdendo dinheiro com isso). Alguns meses depois, 3 dos 5 amigos não ficaram mais na ideia (viram que ela não empolgava tanto assim), enquanto eu e o Luís Ribeiro continuávamos apaixonados por ela. Poucos meses depois, por causa de um amigo intermediário, conhecemos o Daniel Weinmann, de Porto Alegre, que veio a ser um dos sócios-desenvolvedores do Catarse. Isso foi no final de outubro do ano passado.
Uma semana depois começamos um blog, para articular uma comunidade em torno de um assunto  muito pouco falado no Brasil. Dois meses depois, lançamos uma das primeiras plataformas de crowdfunding do Brasil.”

O que é preciso para alcançar o sucesso ?

A dica de hoje foi dada por Marcelão no blog da HSM.
  • Iniciante pergunta : “O que é preciso para alcançar o sucesso?”
  • Empreendedor responde : “Boas decisões”
  • Iniciante pergunta : “O que é preciso para tomar boas decisões?”
  • Empreendedor responde : “Experiência”
  • Iniciante pergunta : “O que é preciso para ter experiência?”
  • Empreendedor responde : “Más decisões”