
Stelleo Tolda
Stelleo Tolda é Diretor Presidente do MercadoLivre.com desde novembro
de 1999. Ele é responsável pela gestão de uma equipe de 260
funcionários em quatro áreas principais: Comercial & Marketing,
Financeiro & Administrativo, Atendimento a Clientes e Pagamentos
(MercadoPago).
Stelleo possui Bacharelado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela
Universidade de Stanford e MBA pela Graduate School of Business da
Universidade de Stanford.
Considerando a sua formação, imagino que há 10 anos atrás muitas oportunidades apareceram. Por que a aposta em comércio on-line?
Em 1997, conheci o Marcos Galperin, fundador do MercadoLivre,
durante um mestrado em Stanford, nos Estados Unidos. A partir daí passei
a observar o grande potencial que a internet comercial tinha e vi que o
modelo de negócio desenvolvido por Galperin tinha tudo para dar certo.
Em 99, Galperin — assim que lançou o MercadoLivre na Argentina – me
chamou para abrir a operação brasileira do MercadoLivre. Na época houve
um grande impulso, um fluxo de capitais, uma série de investidores
interessados em colocar recursos no MercadoLivre e em seu modelo de
negócios (C2C) que promove o encontro entre compradores e vendedores. O
MercadoLivre oferece ainda uma plataforma de pagamentos online aos mais
de 35,7 milhões de usuários.
Vale ressaltar que sobrevivemos ao estouro da bolha e desde o nosso
surgimento, apostamos em um dos principais destaques da internet atual: a
geração de ferramentas que possibilitam aos usuários interagir cada vez
mais entre si por meio da publicação de conteúdo na web como um todo.
Certamente, isso me fez e faz apostar no comércio online até hoje.
Atualmente, qual a sua visão sobre a influência da internet no padrão de consumo brasileiro?
A venda pela internet é simples, segura, fácil e cômoda. Basta clicar no
produto de interesse, escolher a forma de pagamento, combinar a entrega
e pronto. Não há as barreiras inerentes ao comércio de rua: lotação,
trânsito, nem as de shopping: pagamento de estacionamento, altíssima
circulação de pessoas… Isso ajuda e reforça o crescimento do e-commerce
como um todo, principalmente quando analisamos que – em especial no
Brasil – as classes C e D estão cada vez mais utilizando a internet. Ou
seja, o crescimento da banda larga e o alto índice de penetração de
computadores, aliados a ascensão das classes C/D enquanto consumidoras
contribuem efetivamente para o nosso crescimento/sucesso.
No MercadoLivre a categoria que mais se destaca em vendas é a de
produtos de informática e eletrônica. No entanto, categorias como de
beleza e saúde, decoração e itens para casa, por exemplo, vem ganhando
muito espaço entre os usuários do site. Em 2008, do volume total de
itens comercializados por meio da plataforma do MercadoLivre.com, 79,1%
foram de produtos novos, sendo que 88,8% das transações realizadas a
preço fixo. Excluindo as transações relacionadas a automóveis, imóveis e
serviços.
Como é vista a questão da credibilidade e segurança dos dados pelos consumidores?
Atualmente o MercadoLivre conta com mais de 35 milhões de usuários que
realizam diversas transações em um ambiente seguro e totalmente
confiável, uma vez que o site investe em tecnologia de ponta para cuidar
e preservar os dados de cada negociação que ocorre dentro da
plataforma. O MercadoLivre possui ainda a certificação Truste que
reconhece nas páginas do MercadoLivre toda a segurança necessário e
recomendada internacionalmente para site online. Vale ressaltar ainda
que o MercadoLivre oferece diversas páginas de como vender/comprar pelo
site, bem como dicas de segurança, visando a educação constante dos
usuários brasileiros. A educação é sem dúvida um dos pilares para uma
negociação segura e eficaz.
Quais tendências e oportunidades para os empreendedores que queiram vender pela internet?
Tudo no mundo online é muito dinâmico, muito rápido e acompanhar todas
as tendências e saber ouvir o que o usuário quer também é fundamental
para chegar onde o MercadoLivre chegou. Para isso, o MercadoLivre
oferece uma área, denominada Tendências, que permite ao vendedor
identificar o que os usuários estão buscando e qual tipo de produto terá
um maior impacto dentro da comunidade MercadoLivre. Além disso, é
preciso acreditar e insistir. Quando o site foi lançado, há dez anos,
por exemplo, não tínhamos a infraestrutura que temos hoje, mas não nos
impediu de seguir em frente. E hoje somos referência no mercado online
de compra e venda em toda a América Latina.