quarta-feira, agosto 31, 2011

Esqueça a agressividade na hora de negociar!!!

A dica de hoje foi escrita por Rafael Teixeira do blog Papo de Empreendedor.
Não adianta bancar o nervosinho na hora de conseguir algo no mundo corporativo. A melhor alternativa é falar manso.
Abaixo você confere algumas dicas extraídas do texto da revista Inc. sobre como negociar de forma mais eficiente:
1. Dois ouvidos, uma boca
Esse conselho milenar faz sentido na hora de negociar: você não tem dois ouvidos e apenas uma boca por acaso. Escute o que o outro lado tem para falar antes de fazer sua proposta. Você acaba conhecendo o que ele está pensando e pode fazer modificações nos seus planos de acordo com o que for dito primeiro.
2. A gentileza vence o medo
Provavelmente a pessoa com quem você está negociando está tão nervosa e ansiosa quanto você. A melhor forma de contrabalancear todo esse medo concentrado é sendo gentil. Ela vai acabar confiando mais em você e o acordo pode estar fechado antes que você possa soletrar “gentileza”.
3. Prepare-se
Essa já está no manual de procedimentos de qualquer bom empreendedor: não vá para uma reunião de negócios sem estar preparado. Informe-se sobre tudo o que pode ser útil para fechar o negócio – até visitar o Facebook da pessoa com quem você vai conversar para saber quais são os passatempos dela.
4. Não perca seu tempo
Se a conversa não está levando a lugar algum e fechar o acordo parece mais distante do que nunca, pense se o que você quer alcançar com isso vale todo o trabalho. Ou melhor, pense que outros proveitos você pode tirar dessa negociação além daquele que você tinha imaginado no início.

Governo avalia "flexibilizar" prazo de implantação do Sped !!!

 


O governo do estado garantiu  que irá analisar a proposta de ampliação do prazo de entrega do SPED Fiscal, apresentada ontem por empresários e contadores em audiência pública na Assembléia Legislativa. O prazo final para implantação do programa seria no próximo dia 30 de setembro, o que, segundo o setor, deixaria as empresas sem tempo hábil de cumprir exigências e treinar pessoal para usar o novo sistema. O sinal de que o prazo poderá mudar foi dado pelo secretário estadual de Tributação, José Airton. O SPED é um programa por meio do qual toda a escrituração fiscal e contábil das empresas passará a ser feita de forma digital e não mais da forma tradicional, com o uso de papel.

O assunto foi discutido ontem em Natal, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa
 O pleito dos empresários é prorrogar o prazo de implantação para janeiro de 2012, de forma escalonada, de acordo com o Faturamento das empresas. Para as empresas optantes pelo Simples Nacional a proposta é que a legislação passe a vigorar a partir de janeiro de 2014, devido ao alto custo de implantação. "Vamos tentar flexibilizar os prazos, sem abrir mão da obrigação que eles (empresas/contadores) têm de fazer a escrituração. É uma situação delicada, porque temos conhecimento da dificuldade deles. Mas abrir mão da escrituração digital puniria quem já investiu nisso", disse o secretário após a audiência, acrescentando que a secretaria irá analisar ponto a ponto os pleitos recebidos, mas que também não poderá tomar uma decisão unilateral. "teremos de consultar também a Receita Federal", observa. A expectativa é que uma posição consolidada saia na próxima sexta-feira.

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RN (Sescon), uma das entidades que pleitearam a audiência junto aos deputados Hermano Morais (PMDB) e Gustavo Fernandes (PMDB), avaliou como extremamente positivo o encontro. Uma pesquisa entre os associados do Sescon/RN deixou a entidade preocupada. Mais de 60% dos contadores dizem ter clientes que devem implantar os programas até o fim do mês. "A grande reclamação na pesquisa é a falta mão de obra qualificada para usarmos o novo sistema, alem da dificuldade de encontrarmos o software. Isso sem falar no alto custo para adquirir o sistema", disse o presidente do Sescon/RN, José Weber Carvalho Carvalho, do Sescon.

Marcus Guedes, diretor executivo da Fecomercio RN, disse, durante a audiência, que a Fecomercio, o Sebrae e outros parceiros uniriam esforços para capacitar as empresas. A Secretaria Estadual de Tributação também se comprometeu a solucionar a questão. "Vamos buscar parceiros para garantir o treinamento dessas pessoas", garantiu o secretário.

Estados como Alagoas, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro conseguiram o adiamento para 2014. "O Sped é um avanço, mas se fosse simples São Paulo, por exemplo, não teria postergado o prazo", observa o superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo.

5 cuidados ao estabelecer parcerias !!!

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Todos sabemos o quanto é difícil crescer sozinho. Sabemos também que não é fácil encontrar sócios qualificados, e mais complicado ainda é atrair colaboradores comprometidos e engajados (caso deseje funcionários com visão de dono, então a busca pode ficar ainda mais difícil, uma vez que são disputados a tapa). Nesse contexto, um caminho consistente para a expansão é o desenvolvimento de parcerias estratégicas.
Elas podem atrair a multiplicação comercial, ou garantir alguma complementação de conhecimento, mas podem também trazer enormes dores de cabeça.

Pensando nisso, e imaginando alguns cuidados fundamentais para transformar um peixe de fora, num grande aliado, desenvolvemos uma lista que pode ser bastante útil.
Vamos lá:
1- Antes de estabelecer uma parceria, tente conter o ímpeto, e estabeleça claramente (para você mesmo) por que motivo está procurando um aliado estratégico;
2- Não inicie nenhuma relação dessa natureza sem um contrato. Ele não pode ser genérico, e deve estabelecer claramente o conjunto das responsabilidades de cada parte, assim como os limites e parâmetros em cima dos quais a parceria será constituída;
3- Antes de avançar em uma negociação dessas, tente entender qual é o nível de proximidade das culturas organizacionais entre as duas empresas. Culturas muito distintas podem resultar em problemas sérios, além de muita perda de tempo;
4- Se a parceria for tecnológica ou de compartilhamento de métodos e conhecimento, trate de efetivar uma cuidadosa análise de aderência. Se a aderência for grande, trate de estabelecer normas claras para proteger as propriedades intelectuais das duas partes;
5- Ao formalizar uma parceria estratégica, estabeleça mecanismos que protejam a independência das duas empresas, de forma a minimizar prejuízos em caso de distrato.
Boa sorte, e cuidado.
Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil

Possui chefe irritado ?

53opf.jpg

Para você se motivar...!!!

Um belo discurso de Al Pacino no filme "UM DOMINGO QUALQUER"

3 dicas sobre como produzir mais no dia-a-dia !!!


A dica de hoje foi dada por Mike Michalowicz no blog Toilet Paper Entrepreneur.
Todos sabem que empreendedores são extremamente ocupados, certo? Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de como ganhar tempo e fazer o dia render mais:
1. Programe as horas para apagar os incêndios
Ao invés de ficar pulando de um problema a outro o dia inteiro, programe para somente apagar incêndios no período da tarde. Nunca antes do almoço. No começo vai ser bem difícil, mas com o tempo vai se tornando um hábito e você verá que os “incêndios” se adaptarão a sua programação. Esta primeira dica é a chave para liberar as manhãs para o próximo passo.
2. Faça as coisas mais difíceis primeiro
Você está com mais energia acumulada pela manhã. Sim, serão necessárias algumas horas e várias canecas de café, mas depois disso seu cérebro estará em seu estado mais alerta. Aproveite esse momento e vá até sua mesa e comece a fazer a tarefa mais difícil. Só lembrando que “coisas difícies” não inclui responder e-mails, isto deve ser encaixado no horário de “apagar incêndios” logo pela tarde.
3. Termine o dia com um compromisso
Sabe quando você fala pra todo mundo que sairá do trabalho as 17hrs e mais uma vez acaba saindo as 22hrs? Só tem uma maneira de cumprir com a sua palavra e é marcando um compromisso. Agende de encontrar um amigo, um jantar com sua esposa ou até mesmo levar seu cachorro pra passear. Com um compromisso agendado você quebra a sua rotina de sempre fazer “só mais aquela coisinha” e é obrigado a terminar o seu dia no horário.

Perguntas ao especialista: e-commerce no Brasil !!!



Stelleo Tolda
Stelleo Tolda
Stelleo Tolda é Diretor Presidente do MercadoLivre.com desde novembro de 1999. Ele é responsável pela gestão de uma equipe de 260 funcionários em quatro áreas principais: Comercial & Marketing, Financeiro & Administrativo, Atendimento a Clientes e Pagamentos (MercadoPago).
Stelleo possui Bacharelado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Stanford e MBA pela Graduate School of Business da Universidade de Stanford.
Considerando a sua formação, imagino que há 10 anos atrás muitas oportunidades apareceram. Por que a aposta em comércio on-line?
Em 1997, conheci o Marcos Galperin, fundador do MercadoLivre, durante um mestrado em Stanford, nos Estados Unidos. A partir daí passei a observar o grande potencial que a internet comercial tinha e vi que o modelo de negócio desenvolvido por Galperin tinha tudo para dar certo. Em 99, Galperin — assim que lançou o MercadoLivre na Argentina –  me chamou para abrir a operação brasileira do MercadoLivre. Na época houve um grande impulso, um fluxo de capitais, uma série de investidores interessados em colocar recursos no MercadoLivre e em seu modelo de negócios (C2C) que promove o encontro entre compradores e vendedores. O MercadoLivre oferece ainda uma plataforma de pagamentos online aos mais de 35,7 milhões de usuários.
Vale ressaltar que sobrevivemos ao estouro da bolha e desde o nosso surgimento, apostamos em um dos principais destaques da internet atual: a geração de ferramentas que possibilitam aos usuários interagir cada vez mais entre si por meio da publicação de conteúdo na web como um todo. Certamente, isso me fez e faz apostar no comércio online até hoje.
Atualmente, qual a sua visão sobre a influência da internet no padrão de consumo brasileiro?
A venda pela internet é simples, segura, fácil e cômoda. Basta clicar no produto de interesse, escolher a forma de pagamento, combinar a entrega e pronto. Não há as barreiras inerentes ao comércio de rua: lotação, trânsito, nem as de shopping: pagamento de estacionamento, altíssima circulação de pessoas… Isso ajuda e reforça o crescimento do e-commerce como um todo, principalmente quando analisamos que – em especial no Brasil – as classes C e D estão cada vez mais utilizando a internet. Ou seja, o crescimento da banda larga e o alto índice de penetração de computadores, aliados a ascensão das classes C/D enquanto consumidoras contribuem efetivamente para o nosso crescimento/sucesso.
No MercadoLivre a categoria que mais se destaca em vendas é a de produtos de informática e eletrônica. No entanto, categorias como de beleza e saúde, decoração e itens para casa, por exemplo, vem ganhando muito espaço entre os usuários do site. Em 2008, do volume total de itens comercializados por meio da plataforma do MercadoLivre.com, 79,1% foram de produtos novos, sendo que 88,8% das transações realizadas a preço fixo. Excluindo as transações relacionadas a automóveis, imóveis e serviços.
Como é vista a questão da credibilidade e segurança dos dados pelos consumidores?
Atualmente o MercadoLivre conta com mais de 35 milhões de usuários que realizam diversas transações em um ambiente seguro e totalmente confiável, uma vez que o site investe em tecnologia de ponta para cuidar e preservar os dados de cada negociação que ocorre dentro da plataforma. O MercadoLivre possui ainda a certificação Truste que reconhece nas páginas do MercadoLivre toda a segurança necessário e recomendada internacionalmente para site online. Vale ressaltar ainda que o MercadoLivre oferece diversas páginas de como vender/comprar pelo site, bem como dicas de segurança, visando a educação constante dos usuários brasileiros. A educação é sem dúvida um dos pilares para uma negociação segura e eficaz.
Quais tendências e oportunidades para os empreendedores que queiram vender pela internet?
Tudo no mundo online é muito dinâmico, muito rápido e acompanhar todas as tendências e saber ouvir o que o usuário quer também é fundamental para chegar onde o MercadoLivre chegou. Para isso, o MercadoLivre oferece uma área, denominada Tendências, que permite ao vendedor identificar o que os usuários estão buscando e qual tipo de produto terá um maior impacto dentro da comunidade MercadoLivre. Além disso, é preciso acreditar e insistir. Quando o site foi lançado, há dez anos, por exemplo, não tínhamos a infraestrutura que temos hoje, mas não nos impediu de seguir em frente.  E hoje somos referência no mercado online de compra e venda em toda a América Latina.