A dica de hoje foi enviada por Mike Michalowicz através do blog The Toilet Paper Entrepreneur.
Como um empreendedor, você precisa cuidar muito bem
dos seus clientes. Eles são o que faz seu negócio respirar. Quando você
fo#&* com algo (o que sempre acontece alguma hora), aqui vão algumas
dicas de como pedir desculpas e colocar as coisas no caminho certo:
Fale agora – Quando você cometer um erro, assuma-o
perante seu cliente assim que identificá-lo. Se você não tiver a solução
ainda, fale pro seu cliente que você o contatará assim que a encontrar.
Cara-a-cara ou telefone, nunca e-mail - Erros podem
resultar em conversas mais emocionais, que não ficam bem em e-mails.
Encontre seu cliente ou pelo menos telefone-o.
Detalhes – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos.
Assuma o erro – Reconheça que que você causou alguns danos ao seu cliente e que isso pode até ter efeitos indiretos que você não sabe.
Lamente sinceramente - Seja sincero e explique como você lamente o ocorrido.
Valorize - Agradeça seu cliente por ser seu cliente e por ficar com você ao longo dos anos.
O conserto - Conclusão, você precisa consertar as
coisas. Proponha uma solução e tenha certeza de que seu cliente
considere-a apropriada. Também esteja preparado para oferecer algum tipo
de restituição.
Arranque a raiz - Depois que você resolver o
problema, confirme que seu cliente está totalmente satisfeito com isso.
Depois, tome medidas para garantir que esse erro não aconteça nunca
mais.
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sexta-feira, julho 29, 2011
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