Como Mauro já comentou no artigo “Qual a diferença entre marca, logotipo, ícone e avatar?”,
a marca é o sentimento que uma pessoa tem em relação a uma entidade
(empresa, produto, serviço ou outra pessoa). É algo marcado mais pela
emoção e paixão do que pela razão e pelos sentidos vitais (como a
visão).
E ainda digo mais! Na minha visão, marca é a capacidade que a empresa
tem em ser lembrada pelo cliente no momento em que ele quer comprar.
Como provavelmente não é todo dia que seu cliente acorda e pensa “Caramba, como eu preciso comprar esse produto!”, você precisa fazer um trabalho de construção de marca para ser lembrado no dia que essa demanda aparecer.
Ou seja, sua marca é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer.
Uma marca forte facilita a escolha do seu cliente
Digamos que você ganhou na mega-sena e está com vontade de
comprar um carro de luxo. Ao analisar algumas possibilidades, você vê um
carro desconhecido, com características técnicas impressionantes e um
preço razoável. Do lado, você pode comprar uma Ferrari. Não é uma
escolha muito difícil né?
Pra exemplificar o outro lado, confira essa foto.
Veja que o preço é exatamente o mesmo, assim como a quantidade do
produto. Pra piorar, o jeitão da embalagem ainda é muito parecido.
Sem o uso de técnicas avançadas como uni-duni-tê e cara ou coroa,
fica muito difícil escolher entre as 2 opções. Será que seu cliente não
passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?
Marcas fortes geram boca-a-boca a seu favor
Pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você falou
sobre uma empresa pra um amigo/conhecido/familiar, etc. Com certeza essa
recomendação aconteceu por causa de uma propaganda maneira, por alguma
história interessante envolvendo um produto ou por ter tido uma
experiência bacana com o atendimento que a empresa te forneceu.
Ou seja, a marca era forte o suficiente para você lembrar dela.
Ter uma marca forte não precisa custar caro
Quando pensamos em marca, branding ou outros termos bacanudos do marketing, normalmente o pensamento que vem em seguida é “Ah, mas isso é coisa pra grandes corporações. Eu não tenho tempo/dinheiro/conhecimento/contatos pra focar nisso agora”. Felizmente isso não é verdade.
Te digo isso por um simples fato: a Empreendemia,
que hoje tem uma marca conhecida nacionalmente, foi criada por 3
moleques, recém ingressos no mercado de trabalho e sem orçamento pra
investir em publicidade. Se nós conseguimos, mesmo sem recursos, você
também consegue.
Conclusão
Uma marca forte não se constrói do dia pra noite, mas é um
investimento que fará toda a diferença no sucesso de longo prazo da sua
empresa. Para isso, saiba muito bem quem é o seu cliente e como você
quer que ele enxergue sua empresa. Sua identidade visual é o primeiro
passo dessa experiência.
No nosso caso, temos um sócio (Mauro) que é o responsável pela
identidade visual e design, mas uma possibilidade bacana é usar serviços
como o da We do Logos.
Eles têm acesso a uma comunidade de designers e você pode conseguir
desde logos até blogs corporativos por preços bem acessíveis. Vale a
pena conferir a lista de produtos que eles oferecem. Saiba mais aqui.
Abraços,
Millor Machado (lutando diariamente pra fortalecer a marca da Empreendemia)
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quinta-feira, agosto 25, 2011
3 motivos para você fortalecer sua marca!!!
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