sexta-feira, agosto 19, 2011

As seis perguntas que se deve fazer sobre a empresa antes de aceitar uma proposta de trabalho !!!

RIO - Num processo de seleção, o recrutador tem alguns fatores para avaliar a respeito dos candidatos e, a partir daí, optar por um ou outro. Currículo, apresentação e adequação do perfil do profissional ao da vaga são alguns deles. Mas, revertendo um pouco a situação: o que os profissionais avaliam a respeito das empresas para as quais se candidatam? Por que não fazer uma espécie de "auditoria" sobre a cultura de cada potencial empregador que irá visitar? Trata-se de um exercício muito estimulante se feito corretamente, afirma Megham Biro, fundadora da TalentCulture, especialista em gestão de carreira reconhecida mundialmente na busca e retenção de talentos.
Mas o que é importante saber para ver se a empresa realmente atende a suas expectativas? Em artigo publicado no site de carreiras Glassdoor, Megham enumera as perguntas que o candidato deve fazer antes de aceitar uma proposta de emprego:
1) Os funcionários são remunerados de forma justa? Ou: os salários são competitivos em relação a outras companhias do setor?
2) Os benefícios oferecidos são compatíveis aos dos concorrentes?
3) A empresa conta com programas que demonstrem que valorizam o trabalho de seus empregados (prêmios, bônus e avaliações de desemprenho regulares)?
4) A empresa costuma investir no treinamento para garantir o desenvolvimento de seus funcionários?
5) Os gestores têm uma política de portas abertas? Existe um bom fluxo de comunicação entre chefes e empregados?
6) Seus valores correspondem aos da empresa? Isto pode ser respondido, em parte, revendo a missão da organização, mas o ideal é conversar com funcionários de vários setores. Assim fica mais fácil conhecer parte da equipe e saber como funciona a empresa e o que é ou não permitido, em termos de atitudes, vestuário e hábitos.
- Não se deve esperar até que seja eliminado do processo ou esteja frustrado com seu trabalho, caso seja contratado. Faça logo essas perguntas antes de investir tempo, energia e criatividade para se tornar um bom funcionário - aconselha a consultora americana.
Para ela, é importante para a empresa, da mesma forma, tornar clara qual é a sua cultura. Esse tipo de posicionamento ajuda a orientar o dia a dia de seus funcionários:
- A cultura de uma empresa é uma das ferramentas mais eficazes para se atrair bons profissionais. E talento é o que diferencia as empresas vencedoras daquelas que não conseguem evoluir - conclui Megham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugira um tema, assim pesquisaremos e engrandeceremos nossos conhecimentos