- O modelo tradicional de plano de negócios é enrolado
- Sem planejamento você não vai a lugar nenhum
- Foque em 3 pontos: produto, clientes e finanças
- O plano de negócios precisa ser revisado constantemente

Cuidado com a enrolação
O modelo tradicional normalmente leva alguns meses para ser escrito e dificilmente é lido por alguém.
Sabendo disso, é fundamental pensar em um modelo de planejamento que seja mais eficiente para auxiliar o início da sua empresa. Portanto, recomendo o artigo O primeiro plano de negócios planejamento que sua empresa precisa fazer.
Sem planejamento você não vai a lugar algum
Deixar de escrever um documento formal não significa que você não precise de planejamento. Lembre-se do gato de Alice “Se você não sabe para onder ir, qualquer caminho serve”.
Para matar a cobra e mostrar o pau, seguem os primeiros documentos que fizemos para planejar a Empreendemia:
- Apresentação em Power Point – 9 slides foram suficientes pra nos dar uma visão geral da empresa. Além do mais, é muito mais fácil revisar um Power Point do que um documento completo.
- Premissas, marcos e tarefas – As premissas são as hipóteses sobre o que fará a empresa dar certo. Os marcos são seus objetivos que mostram que o plano está progredindo. As tarefas são uma simples lista das coisas que você precisa fazer no dia-a-dia para alcançar os marcos.
Uma empresa funciona assim: produz algo (produto), entrega isso a pessoas (clientes) em troca de dinheiro (finanças). Ou seja, todo o resto das análises precisa te auxiliar a fortalecer esses fatores.
Segue uma lista das coisas mais importantes que você precisa saber sobre cada ponto.
- Cliente
- Quem é meu cliente?
- Como chego até ele (canais de vendas)?
- Qual problema que ele tem que eu consigo resolver (análise de mercado)?
- Produto
- Como meu produto resolve o problema que o cliente tem?
- Qual a melhor forma de entregar o produto para o cliente (canais de distribuição)?
- Qual o diferencial do meu produto em relação aos concorrentes?
- Finanças
- Quais meus custos fixos para manter a empresa funcionando?
- Quanto eu gasto para produzir e vender (investimento em propaganda) cada unidade?
- Quanto o cliente está disposto a pagar por cada unidade (preço)?
- Quantos clientes eu preciso conseguir para cobrir meus custos fixos (ponto de equilíbrio ou break even)?
- Quanto tempo eu levo até recuperar meu investimento inicial (retorno do investimento ou payback)?
Se você está pensando “Caramba! Eu não tenho uma resposta precisa para essas perguntas!”, saiba que isso não é um problema.
Como o Polvo Paul não está mais entre nós, posso afirmar que ninguém consegue prever o futuro. Se você ainda não tem uma informação, faça uma estimativa (nome bonito para “chute”) e conforme você trabalha, aí sim você terá essas informações e fará uma estimativa cada vez mais precisa.
Com isso em mente, é essencial saber que é mais importante revisar constantemente o plano do que ter alta precisão nas estimativas iniciais. Como já dizia o ditado:
“Planeje o trabalho. Trabalhe o plano.”
Lembre-se que Planejar um negócio é dar direções a ele, não uma coleira.Conclusão: Pode ser que você precise escrever o documento formal, ou não
Para receber investimento, provavelmente será necessário um plano de negócios. Aí sim você precisará gastar um bom tempo escrevendo o documento.
Caso isso não aconteça, registre suas hipóteses em outro formato, trabalhe para ver se elas fazem sentido, revise o plano constantemente e seja um empreendedor mais feliz!
Abraços,
Millor Machado (sem medo de chutar)
–
Para se aprofundar no tema, confira nossa sessão sobre Plano de Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugira um tema, assim pesquisaremos e engrandeceremos nossos conhecimentos