sábado, julho 30, 2011

Empreender é uma arte

A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu blog.
Uma pergunta que ouço sempre é: ”Mas como alguém pode começar sua própria empresa? Como isso é possível? Como eles lidam com o medo constante de falhar e as difíceis realidades econômicas?”
Algumas pessoas acreditam que se você tem um bom trabalho, você não deveria abrir seu próprio negócio, simplesmente porque é besteira largar um emprego que não pode ser substituído facilmente por outro que pague tão bem.
Por outro lado, algumas pessoas acreditam que se você não tem um bom emprego, é bobeira desperdiçar tempo (e dinheiro que você não pode se arriscar a perder) começando uma empresa, ao invés de procurar um bom emprego ou voltar aos estudos para ver se arruma algo melhor.
Os dois grupos de pessoas não entendem o ponto de empreender.
As pessoas que iniciam negócios de sucesso o fazem por paixão. Fazem porque as vozes em suas cabeças não irão parar até que eles descubram se o que eles imaginaram pode ser feito, se eles estavam certos, se eles podem fazer as coisas acontecerem.
Empreendedorismo é uma arte. E deixá-lo de lado é um crime.
Acho que a pergunta que deve ser feita é: “Como pode alguém não começar sua própria empresa?”
__
Já está decidido a abrir seu próprio negócio? Então recomendo o post: 10 perguntas a se fazer antes de abrir uma empresa.

sexta-feira, julho 29, 2011

O que é liderança: As características de um líder

O que faz um líder
O que faz um líder
1- Um líder tem que mostrar Curiosidade. Ele deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor”.  Se ele não testa suas crenças e opiniões, como ele sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que você simplesmente não se importa.
2- Um líder deve ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar fora da caixa. Líder é administrar mudanças – não importa se você lidera uma empresa ou um país.
3- Um líder deve Comunicar. Eu não estou falando de fazer fofoca ou de soltar grunhidos. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade.
4- Um líder deve ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Abraham Lincoln disse uma vez, “Se você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”.
5- Um líder precisa ter Coragem. Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e falar.
6- Para ser um líder você precisa ter Convicção – um fogo dentro de você. Você tem que ter paixão. Você tem que real e profundamente querer fazer algo até o fim.
7- Um líder deve ter Carisma. Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas seguidoras. É a habilidade de inspirar. Pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele.
8- Um líder deve ser Competente. Você tem que saber o que você está fazendo. Mais importante que isso, você precisa se cercar de pessoas que saibam o que estão fazendo.
9- Você não consegue ser um líder sem ter senso comum (common sense).
O maior C é de Crise. Líderes não nascem líderes, são criados. A liderança é lapidada em tempos de crise.
Nada melhor que agora para testar o grande C.
Abraços,
Luiz Piovesana

Como pedir desculpas ao seu cliente

A dica de hoje foi enviada por Mike Michalowicz através do blog The Toilet Paper Entrepreneur.
Como um empreendedor, você precisa cuidar muito bem dos seus clientes. Eles são o que faz seu negócio respirar. Quando você fo#&* com algo (o que sempre acontece alguma hora), aqui vão algumas dicas de como pedir desculpas e colocar as coisas no caminho certo:
Fale agora – Quando você cometer um erro, assuma-o perante seu cliente assim que identificá-lo. Se você não tiver a solução ainda, fale pro seu cliente que você o contatará assim que a encontrar.
Cara-a-cara ou telefone, nunca e-mail - Erros podem resultar em conversas mais emocionais, que não ficam bem em e-mails. Encontre seu cliente ou pelo menos telefone-o.
Detalhes – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos.
Assuma o erro – Reconheça que que você causou alguns danos ao seu cliente e que isso pode até ter efeitos indiretos que você não sabe.
Lamente sinceramente - Seja sincero e explique como você lamente o ocorrido.
Valorize - Agradeça seu cliente por ser seu cliente e por ficar com você ao longo dos anos.
O conserto - Conclusão, você precisa consertar as coisas. Proponha uma solução e tenha certeza de que seu cliente considere-a apropriada. Também esteja preparado para oferecer algum tipo de restituição.
Arranque a raiz - Depois que você resolver o problema, confirme que seu cliente está totalmente satisfeito com isso. Depois, tome medidas para garantir que esse erro não aconteça nunca mais.

Sucesso é uma jornada contínua

Pra variar, encontrei mais uma palestra fantástica do TED (evento fantástico com as melhores palestras sobre marketing, psicologia, sociedade e tecnologia do mundo).
Nesse vídeo Richard St. John, o mesmo cara do vídeo Os 8 segredos para o sucesso, conta pela própria experiência como que é fácil se iludir pelo sucesso e parar de trabalhar, o que te levará quase que instantemente ao fracasso.
Depois, para voltar a ser bem sucedido ele fez uma coisa muito óbvia, trabalhou de volta ao topo, simples assim.
Para ver as legendas em português, clique em Subtitles available in:Portuguese (Brazil).

(Link direto para o vídeo)
Abraços,
Millor Machado (fazendo sua lição de casa rumo ao sucesso)

quarta-feira, julho 27, 2011

As 5 perguntas que você precisa fazer a si mesmo todos os dias

A dica de hoje foi dada por Stephen Kersey em seu blog StartupSpark.
1. Você tem paixão pela ideia?
Esse é a primeira pergunta por uma razão, sem paixão é quase impossível começar um negócio de sucesso. Você precisa de motivação incondicional para ver seu negócio na infância, acompanhar o crescimento e finalmente a maturidade.
2. Você entende seu cliente-alvo?
Em qualquer negócio conhecer o seu cliente é extremamente importante. Se você não souber o que e quem é o seu alvo, você está atirando no escuro.
3. Você consegue cobrir os gastos iniciais?
Você pode ter a melhor ideia de negócio, mas se você não tiver como cobrir os gastos iniciais sua ideia não pode ajudar muito. Na verdade, você pode estragar sua sustentabilidade financeira pessoal tentando alcançar uma receita não-realista.
4. Você tem o conhecimento necessário?
Dependendo da área, falta de conhecimento pode ser fatal para uma empresa nascente. Se você não tem o conhecimento, você deve ter formas claras de ter pessoas no time com o know-how necessário.
5. Você terá tempo para se dedicar?
Nem todos podem largar seus empregos e focar no negócio próprio. Com isso em mente, a primeira pergunta é se você terá tempo para levar a ideia até o fim.

Como montar uma pesquisa de mercado

Acompanhando o artigo da última segunda-feira, sobre como fazer uma análise de mercado, resolvemos fazer a semana da pesquisa de mercado no Saia do Lugar.
No post já citado, o Millor falou sobre os fundamentos de pesquisa de mercado. Os próximos dois artigos falarão especificamente sobre a análise de clientes e de concorrentes, respectivamente.
Hoje, embasados num post do Beco com Saída, falo sobre os detalhes básicos para a montagem de uma pesquisa de mercado, ou seja, quando você precisa definir:
  • Problema e objetivo do trabalho: as dificuldades identificadas por você, Empreendedor, e o que almeja descobrir com a pesquisa;
  • Público-alvo: grupo de pessoas e/ou de empresas que têm características em comum para responder a pesquisa;
  • Mercado-alvo: a região de abrangência (bairro, cidade, estado etc.);
  • Amostra: o número de pessoas/empresas a serem sondadas. Normalmente, para pessoas físicas, a proporção é de um pesquisado para cada mil, mas MPEs não precisam realmente de algo comprovadamente quantitativo. Por exemplo, nossa consultoria de marketing fez uma pesquisa com apenas 50 empresas nascentes e conseguimos o que queríamos – sabemos o que nossos clientes querem;
  • Ferramentas (como pesquisar): a pesquisa pode ser feita por telefone, internet, e-mail, entrevistas pessoais, mala direta etc;
  • Prazo para sua execução: não há um prazo padronizado para realizar uma pesquisa. Isso depende do problema, do público, do grau de abrangência e, claro, da sua pressa em sair do lugar;
  • Recursos financeiros para sua viabilização: isso depende dos recursos utilizados (ex.: telefone), mas se você fizer pela internet, pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Forms. Você também pode optar por contratar uma empresa especializada em pesquisas ou uma consultoria em marketing, mas saiba que pesquisas de mercado não são bichos de 7 cabeça e, acima de tudo, nada melhor do que você falar com seu cliente.
Abraços,

terça-feira, julho 26, 2011

Afinal, o que é o sucesso ?

Um tema bastante discutido por aqui é o sucesso, inclusive com destaque para o artigo Os 8 segredos para o sucesso. A grande questão é: o que é sucesso?
Recentemente recebi um e-mail muito bacana da nossa leitora Rovana, que exemplifica muito bem o quanto que sucesso é uma questão de percepção, que muda durante a vida.
Vale a pena conferir!

Aos 2 anos, sucesso é: conseguir andar
Aos 4 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 12 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 18 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 20 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 35 anos, sucesso é: dinheiro
Aos 50 anos, sucesso é: ter dinheiro
Aos 60 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 70 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 75 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 80 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 90 anos, sucesso é: conseguir andar
__
Fica então a reflexão: e você, tem aproveitado o sucesso de acordo com a época que está passando?
Abraços,

IBGE lança edital para 150 vagas temporárias no RJ

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou edital para 150 vagas temporárias: 18 para supervisor de pesquisas e 132 para agente de pesquisas por telefone, para atuar no município do Rio de Janeiro. Os salários são, respectivamente, de R$ 4 mil e R$ 700.
O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como terá direito a férias e ao 13º salário.

Os profissionais atuarão na realização da Pesquisa de Inovação Tecnológica - Pintec 2011, Pesquisa de Tecnologia de Informação e Comunicação - Empresa - TIC-Empresa 2012, Sistema de Manutenção Cadastral do Cadastro Central de Empresas - Simcad 2011 e Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP 2010.
Para agente de pesquisa por telefone é necessário nível médio e um ano de experiência comprovada na função de operador de teleatendimento. Para supervisor de pesquisa é exigido nível superior em qualquer área (15 vagas) e em estatística (3).
Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 12 meses, podendo ser prorrogado, desde que não exceda 24 meses. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho.
As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da coleta e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado.
O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente, observados os seguintes fatores: para a função de supervisor de pesquisas, assiduidade e conhecimento, acompanhamento e controle; e para agente de pesquisas por telefone, assiduidade e comunicação.
Para a função de supervisor de pesquisas, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias, no período compreendido entre 7h e 19h.
Para a função de agente de pesquisas por telefone, a jornada de trabalho será de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias, distribuídas nos seguintes turnos: das 7h às 13h (66 vagas) e das 13h às 19h (66 vagas).
As inscrições serão feitas no site da Consulplan (www.consulplan.net), empresa responsável pela operacionalização da seleção, no período de 0h do dia 9 de agosto até as 23h59 do dia 22 de agosto (horário de Brasília), e custarão R$ 20,00 para agente de pesquisas por telefone e R$ 100,00 para supervisor de pesquisas.
Ficam reservados 5% do total das vagas para pessoas com deficiência - uma vaga para supervisor de pesquisas, que exige curso superior completo em qualquer área, e 8 para agente de pesquisas por telefone, quatro em cada turno.
As provas serão aplicadas no dia 2 de outubro, com duração de 4 horas, das 13h às 17h, simultaneamente, em todos os locais de provas a serem informados a partir do dia 19 de
setembro.

Para supervisor de pesquisa a prova objetiva terá língua portuguesa, conhecimento específico, noções de administração/situações gerenciais e noções de informática.
Para agente de pesquisa por telefone a prova objetiva terá língua portuguesa, conhecimentos gerais, raciocínio lógico e noções de informática.
A convocação dos aprovados será a partir de 24 de outubro.

Pessoas: como contratar e demitir

Não importa qual o setor de sua empresa, em qualquer lugar você trabalhará com pessoas. O que não é somente liderá-las ou trabalhar junto, mas também admití-las e demití-las.
Aqui vão algumas dicas sobre como lidar com essas duas partes críticas:
Sócios
  • Encontre suas almas gêmeas. Ninguém vai mudar o mundo sozinho. Talvez uns tenham mais reconhecimento que outros, mas sempre é necessário um bom time para fazer uma empresa crescer. Antes 20% de uma torta de 20 ton, a uma tortinha inteira de 400 g.
  • Mantenha diálogo totalmente franco. Pode chegar o dia em que você ou um de seus sócios não corresponda às responsabilidades de um alto cargo. Se isso acontecer, tenha coragem para falar (ou humildade para assumir) o fato e transfira-o para uma posição mais baixa na empresa – nem todos os fundadores nasceram pra ser diretores. Isso pode evitar não só o descontentamento da própria pessoa, como um mau exemplo para os empregados.
Empregados
  • Contrate pessoas melhores que você. Se você tem medo de fazer isso é porque você é maníaco por poder ou você é medroso. Isso não só te atrapalhará, como vai fazer com que a sua empresa vá pro buraco, já que essa “pessoa pior” também vai contratar um pior que ela. Agora, imagine isso numa continuação sem fim… Não permita isso, evite uma avalanche de imbecis na sua empresa.
  • Contrate pessoas ‘infectadas‘. Ter paixão e entusiasmo verdadeiros pelo o que a empresa faz e acreditar que isso mudará o mundo são pontos essenciais para contratação. Ignore o irrelevante: experiência, faculdade ou boas qualidades não garantem o sucesso de ninguém em lugar nenhum. Por exemplo: alguém super-mega-hiper-qualificado, mas não apaixonado, pode facilmente virar o cara que enrola durante as horas de trabalho e às 17h59 já está prontíssimo para ir embora. Acredite, você não precisa desse tipo de pessoa.
  • Como demitir:

  1. Maus resultados do empregado – Primeiro cheque novamente as avaliações. Converse com a pessoa e, junto com ela, entenda o porquê dos resultados. Dê uma nova chance – não sei você, mas eu já vi pessoas melhorando. Caso isso se repita, tome coragem e faça você mesmo a demissão, garantindo um discurso direto e franco.
  2. Queda nas vendas/Crise/Desastre natural – Após ter tomado a decisão de demissões para corte de custos, não espere o boato se espalhar ou, muito pior, não faça isso gradativamente. Arranque o band-aid, faça de uma vez! Além disso, converse pessoalmente com os demais empregados, garantindo suas permanências e confirmando sua confiança no trabalho deles. Não há nada pior do que trabalhar num ambiente de incertezas ou contar com pessoas desconfiadas.
Por fim, trabalhe com pessoas que você goste – não insista na pessoa que você encontra na rua e finge que não viu. Você que tem sua empresa com certeza a leva com muita alegria e carinho. Não desperdice isso trabalhando com pessoas que você não gosta – a vida é curta demais para isso.

segunda-feira, julho 25, 2011

Aponte soluções para sua equipe, apontar problemas é muito fácil

Aponte soluções, não problemas
Uma colega minha do MBA costumava dizer que seu superior sempre pedia para que quando tivesse um problema, ela apresentasse esse problema e duas possíveis soluções, caso contrário ele nem perderia seu tempo ouvindo.

Não faça críticas pessoais
Se algum processo pode melhorar, limite-se a criticar este processo, nunca a pessoa responsável. Como disse Lee Cockerell em seu livro Criando Magia: “Quando algo der errado procure uma falha no processo, não alguém para culpar.”

Críticas construtivas são bem vindas
O objetivo da grande maioria das empresas é ganhar dinheiro. Se você apontar uma melhoria que pode ajudá-la a atingir este objetivo, você provavelmente será ouvido.

Não limite-se à sua área
Não fique limitado a por soluções de problemas na sua área. Às vezes as pessoas estão tão acostumadas ao seu trabalho que não percebem problemas, e alguém de fora pode fazer isso por elas.

Este exercício de procurar soluções é muito interessante, não só pelo resultado dentro da empresa mas também para seu conhecimento, pois ajuda a expandir sua visão.
E você, quantas sugestões já apresentou no seu trabalho?

Calendário com 13 concursos prevê a abertura de 25.571 vagas, além de cadastro de reserva


RIO - Na última semana, a Marinha abriu 800 vagas para cargos de nível médio. Já a Fundação Municipal de Saúde de Niterói anunciou 523 oportunidades para cargos de diversos níveis. Órgãos como Petrobras e a Empresa Brasil de Comunicação, por sua vez, continuam com as inscrições abertas para seus concursos. O prazo para participar da seleção da Secretaria Municipal de Fazenda termina hoje. No total, são 13 concursos, com 25.571 vagas, além de cadastro de reserva:
- Petrobras- A empresa vai preencher 590 vagas, sendo 442 para cargos de nível médio (24 cargos), como técnico de contabilidade, técnico de segurança e técnico de manutenção, e 148 para cargos de nível superior, entre eles de advogado, analista ambiental, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, contador, dentista, engenheiro (petróleo, produção, naval, entre outros), estatístico, geofísico, geólogo, nutricionista e químico de petróleo. As inscrições estarão abertas até o dia 31 deste mês, no site da Fundação Cesgranrio , enquanto que as provas objetivas serão realizadas no dia 28 de agosto, com taxas de R$ 30 e R$ 45. A remuneração mínima inicial varia entre R$ 1.801,37 e R$ 2.615,86, para cargos de nível médio, e entre R$ 5.770,31 e R$ 6.217,19, para cargos de nível superior.
- Empresa Brasil de Comunicação (EBC)- O órgão recebe inscrições para seu concurso público, com 537 vagas de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 1.698 a R$ 5.803. Os cargos de nível médio são de técnico de operações de empresa de comunicação pública, técnico de produção e manutenção de empresa de comunicação pública e técnico de área de administração de empresa de comunicação pública. Já os cargos de nível superior são de analista de empresa de comunicação pública, jornalista e gestor de atividade jornalística de empresa de comunicação pública. As inscrições vão até o dia 7 de agosto, via internet, através dos sites http://www.cespe.unb.br/concursos/EBC2011/ , http://www.cespe.unb.br/concursos/EBC_JORNALISTA2011/ e http://www.cespe.unb.br/concursos/EBC_GESTOR2011/ . As taxas são de R$ 62 para nível superior e de R$ 37 para nível médio.
- TRF 1ª Região- O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com jurisdição nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, abriu concurso para 29 vagas de juiz federal substituto. O salário é de R$ 21.766,16. O candidato deve ser bacharel em direito há pelo menos três anos e ter, na ocasião da inscrição definitiva, três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em direito. A inscrição preliminar deve ser feita pelo site do Cespe/UnB , até o dia 31. O valor da taxa de inscrição é R$ 160. A seleção será composta por prova objetiva seletiva, duas provas escritas (prova escrita discursiva correspondente a uma dissertação e duas questões, ou a quatro questões, e uma prova escrita correspondente à lavratura de duas sentenças, em dias sucessivos, uma de natureza cível e uma de natureza penal), inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e avaliação de títulos. A prova objetiva seletiva será realizada em 16 de outubro.
- Marinha- A Marinha do Brasil anunciou 800 vagas para profissionais de nível médio. Entre eles administração, administração hospitalar, mecânica e enfermagem. Ao fim de aproximadamente quatro meses de curso remunerado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio, todos os aprovados serão promovidos a cabo, com vencimento inicial de R$ 1.900. O candidato deve ser brasileiro nato, ter entre 18 e 24 anos e, claro, ter concluído o Ensino Médio. As inscrições, via internet , começam no dia 1º de agosto e vão até o dia 4 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 20.
- Polícia Civil - RJ- A Polícia Civil do Estado do Rio publicou edital para contratação de quatro profissionais para atuarem como piloto policial da corporação. Para se candidatar ao posto é preciso ter concluído o ensino médio, não possuir antecedentes criminais, não ter títulos protestados em cartórios e possuir certificado de habilitação técnica para aeronave tipo H-350. A remuneração mensal é no valor de R$ 4.342,98. O período de inscrições começa na próxima quarta-feira e vai até 2 de agosto. A taxa de participação custa R$ 100. Para se candidatar, o interessado deverá acessar o site da FGV , preencher a ficha cadastral, imprimir a taxa e pagá-la em qualquer agência bancária.
- Secretaria Municipal de Fazenda - RJ- O órgão abriu as inscrições do concurso público para 22 vagas para analista de planejamento e orçamento, que exige nível superior em qualquer área de formação. O salário é de R$ 1.057,89. As inscrições terminam hoje e devem ser feitas pela internet . A taxa é de R$ 60.
- Fundação Municipal de Saúde de Niterói- O órgão abriu as inscrições do concurso público para 523 vagas, além de cadastro de reserva, para diversos cargos dos níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 705,73 a R$ 1.406,29. As inscrições, gratuitas, vão até o dia 5 de agosto e devem ser feitas no serviço de protocolo da instituição, na Rua Visconde de Sepetiba 987, 9º andar, no Centro de Niterói.
- Prefeitura de Santos - SP - O governo municipal de Santos abriu 914 vagas para diversos setores da administração. No nível superior, algumas opções são analista de sistemas, arquiteto, contador, economista e farmacêutico. Os salários variam entre R$ 1.095,29 e R$ 5.107,79, incluindo os benefícios. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28, somente via internet, por este site . A taxa de inscrição varia entre R$ 40 e R$ 75, de acordo com o nível de escolaridade exigido para o cargo pretendido.
- Banco de Brasília - O Banco de Brasília (BRB) lançou concurso público para o preenchimento de 100 vagas de escriturário e 10 de analista de tecnologia da informação. Para os candidatos portadores de deficiência são reservadas 20 vagas de escriturário e duas de analista. O processo de seleção também formará cadastro de reserva para os cargos de advogado, assistente social, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, psicólogo, auxiliar de enfermagem e técnico de segurança no trabalho. A remuneração varia de R$ 1.680 a R$ 8.013,60. O período de inscrições vai até 5 de agosto no site do Cespe/UnB . As taxas de inscrição variam de acordo com o cargo pretendido, entre R$ 40 e R$ 110.
- Secretaria de Estado de Educação - MG - O governo estadual de Minas Gerais lançou edital para realização de concurso público voltado ao preenchimento de 21.377 vagas na área de educação. Os aprovados irão atuar na sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e nas diversas superintendências regionais de ensino e escolas estaduais de municípios mineiros. As carreiras oferecidas são de professor de educação básica, analista educacional, especialista em educação básica, assistente técnico educacional e assistente técnico de educação básica. Os salários iniciais vão de R$ 911,90 a R$ 3.300 para jornadas de trabalho de oito a 40 horas semanais, de acordo com o cargo. As inscrições deverão ser feitas via internet, através do site da Fundação Carlos Chagas. O prazo se inicia às 10h do dia 20 de setembroe segue até as 14h de 19 de outubro. As taxas são de R$ 37,41 para os cargos de assistente técnico, e R$ 47,41 aos demais.
- Prefeitura de Ouro Preto (MG) - Foi aberto concurso para 239 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva de todos os níveis de escolaridade, desde nível fundamental incompleto até superior. Os salários vão de R$ 666,23 a R$ 7.583,10. Os cargos de nível fundamental são de operador de máquinas pesadas e leves, motorista, agente comunitário de saúde, agente de endemias, atendente de consultório dentário, auxiliar cuidador/educador, teledigifonista, auxiliar de farmácia e agente administrativo. Os cargos de nível médio são de almoxarife, analista fiscal de receita municipal, cuidador/educador, fiscal de obras de patrimônio e posturas, guarda municipal, fiscal sanitário e ambiental, cuidador de criança, secretário de escola, cadastrador da receita municipal, desenhista (cadista), técnico agrícola, técnico em análises clínicas, técnico em contabilidade, técnico em edificações, técnico em informática, técnico em meio ambiente, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho, técnico em turismo, técnico em enfermagem, técnico em prótese dentária e técnico em higiene dentária. Os cargos de nível superior são de analista de sistema, administrador, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, cuidador de idosos, engenheiro agrimensor, agrônomo, civil, eletricista, florestal, geólogo, de segurança do trabalho e de tecnologia da informação, instrutor de educação física, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, auditor fiscal de receita municipal, fonoaudiólogo, historiador, jornalista, médico veterinário, nutricionista, procurador municipal, psicólogo, museólogo, terapeuta ocupacional, turismólogo, enfermeiro, médico de várias especialidades, odontólogo, pedagogo e professor de várias matérias. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 pelo site da Fundação Conesul de Desenvolvimento . Os candidatos que não possuem acesso a internet poderão realizar as inscrições no posto de atendimento na Câmara Municipal, na Praça Tiradentes, 41, Centro, Ouro Preto (MG), de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. As taxas de inscrição variam de R$ 30 a R$ 70. As provas objetivas para todos os cargos serão aplicadas nos dias 24 e 25 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde, dependendo da função.
- Prodemge- A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais abriu seleção para o preenchimento de 297 vagas de nível superior. Os cargos oferecidos são de analista/tecnologia da informação e comunicação e analista/gestão administrativa. Os salários são de R$ 2.724,28. Os candidatos devem ter curso superior em qualquer área de atuação. O prazo de inscrições será encerrado amanhã, somente pelo site da Fundação Mariana Resende Costa . A taxa de inscrição é de R$ 60.
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Alagoas- O órgão abriu as inscrições do concurso público para 129 vagas de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33. Os cargos de nível fundamental são de auxiliar em administração, auxiliar de biblioteca e assistente de laboratório. Os cargos de nível médio são de assistente em administração, técnico em agropecuária, técnico em edificações, técnico em eletrotécnica, técnico em contabilidade e assistente de alunos. Já os cargos de nível superior são de administrador, analista de tecnologia da informação, arquiteto e urbanista, arquivista, assistente social, bibliotecário-documentalista, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, jornalista, médico e psicólogo. As inscrições terminam amanhã, e devem ser feitas via internet, através do site da Copeve . As taxas de inscrição vão de R$ 35 a R$ 60. As provas objetivas serão realizadas dia 4 de setembro.

Brasil é nº 1 em encargos trabalhistas

Quando comparado aos países em desenvolvimento, com os quais o Brasil compete comercialmente em escala mundial, a posição do País é ainda pior
Diário do Comércio / SP
Confirmado: o Brasil é mesmo o campeão mundial dos encargos trabalhistas. Levantamento inédito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), feito com base em dados compilados pelo Departamento de Estatística do Trabalho dos Estados Unidos (BLS, sigla em inglês de Bureau of Labor Statistics), mostra que os encargos já correspondem a praticamente um terço (32,4%) dos custos com mão de obra na indústria de transformação brasileira.Trata-se do valor mais alto de toda a amostra, 11 pontos porcentuais superior à média dos 34 países estudados pelo BLS (21,4%). Na Europa, por exemplo, o peso dos encargos no custo da mão de obra é de apenas 25%.
Quando comparado aos países em desenvolvimento, com os quais o Brasil compete comercialmente em escala mundial, a posição do País é ainda pior. Os encargos são 14,7% dos custos em Taiwan, 17% na Argentina e Coreia do Sul e 27% no México.
Apesar de o título brasileiro de campeão mundial já estar consolidado há um bom tempo no debate econômico, faltavam informações sobre a representatividade dos encargos trabalhistas no custo da mão de obra em um conjunto de países.
No Brasil, os encargos sobre a folha salarial são compostos principalmente pelas contribuições patronais à Previdência Social. No caso da indústria de transformação, a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sozinha, corresponde a 20% da folha de salários.
Há também a contribuição por Risco de Acidente de Trabalho, o Salário Educação e contribuições ao Incra, Sesi, Senai e Sebrae, que correspondem a até 8,8% da folha de salários.
Somando-se as contribuições do empregador ao FGTS, indenizações trabalhistas e outros benefícios, como o 13.º salário e o abono de férias, o total de encargos chegou a 32,4% dos gastos com pessoal da indústria em 2009, ano-base do estudo do BLS.
Para a Fiesp, a indústria brasileira enfrenta uma perda de competitividade que tem levado a um quadro de desindustrialização do País. "Os encargos incidentes na folha de salários traduzem-se em encarecimento da mão de obra e, consequentemente, dos custos de produção de bens e serviços, afetando a competitividade local", diz o diretor do departamento de competitividade e tecnologia da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, que coordenou o trabalho. "O problema é mais grave na indústria de transformação, cujos bens em geral competem em mercados com escalas globais."
Fora do pacote. O estudo da Fiesp é conhecido no momento em que o governo se prepara para lançar a nova versão da política industrial brasileira, chamada de Política de Desenvolvimento Competitivo. A expectativa dos empresários do setor era de que o pacote incluísse medidas para desoneração da folha de salários da indústria de transformação.
No entanto, poucos ainda apostam nisso. A equipe econômica já deu sinais claros de que não deverá incluir a desoneração na proposta de política industrial a ser divulgada no dia 2 de agosto. O projeto deverá ser apresentado separadamente em outro momento.
De acordo com Roriz Coelho, a situação da competitividade da indústria brasileira ficou ainda mais dramática por causa dos "graves efeitos da excessiva valorização" do real ante o dólar.
Segundo ele, entre 2004 e 2009, o valor em dólares dos encargos trabalhistas no Brasil aumentou 119,5%, muito acima do que ocorreu na maior parte dos países. Na Coreia, a alta foi de apenas 1,2%, enquanto em Cingapura não chegou a 30%.
Porém, como o custo em dólar da mão de obra no País ainda é relativamente baixo em comparação com a maioria das economias avaliadas, o valor dos encargos no Brasil, de US$ 2,70 a hora, é inferior à média dos 34 países (US$ 5,80 a hora).
"O valor em dólares dos encargos incidentes em uma hora da mão de obra industrial no País é inferior ao da maioria das economias desenvolvidas, mas supera o de nações em desenvolvimento e mesmo de algumas desenvolvidas, como Coreia do Sul", argumenta o diretor da Fiesp.

Seminário Conectividade Social

25/07 - A Universidade Corporativa – Unifenacon transmitirá hoje, dia 25 de julho, o curso “A nova Conectividade Social ICP e como adquirir corretamente o Certificado Digital”, que será ministrado pelo Vice Presidente do SESCAP/CE Daniel Mesquita Coelho. O seminário vai abordar a nova conectividade social padrão ICP, o primeiro acesso no Conectividade Social, Procurações Eletrônicas, entre outros assuntos.


O curso terá inicio a partir das 14 horas (horário de Brasília), com o encerramento previsto para as 17 horas. A aula será transmitida via satélite, por meio de antenas instaladas nas sedes dos sindicatos do Sistema Fenacon, e via web, mediante aquisição do link de acesso.

Os interessados em adquirir o link de acesso deverão entrar em contato com o sindicato de sua região. Mais informações sobre o seminário poderão ser obtidas pelo telefone: (61) 3105-7511 ou pelo e-mail: unifenacon@fenacon.org.br.

Sobre o palestrante: Contador com bacharelado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Fortaleza(UNIFOR), especializado em Didática do Ensino Superior, Pós- graduado e com MBA em Controladoria e Finanças pela Faculdade Ateneu, Diretor da Giro´s Contabilidade, Vice- Presidente SESCAP/CE – gestão 2010/2013, Ex- Diretor de Eventos do SESCAP/CE- gestão 2007/2010, Ex- Coordenador da Comissão do CRC-CE “Jovem Ceará” em 2007/2009.

Fonte: Sistema Fenacon

sábado, julho 23, 2011

Os erros mais ridículos de uma entrevista de emprego

RIO - Ok, talvez a sua última entrevista de emprego não tenha sido perfeita. Você pode ter hesitado durante muito tempo quando perguntado sobre sua maior fraqueza ou esquecido de mencionar uma realização relevante para a vaga. Bem, anime-se. De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria Robert Half International, você poderia ter feito pior. Convidados a contar os mais inesquecíveis erros em entrevistas de trabalho que já presenciaram, os executivos de recursos humanos vieram com algumas "pérolas", como mostra matéria publicada na Fortune. Confira:
- "O candidato pisava no meu tapete, visivelmente admirado, e me disse que eu deveria ser altamente considerado pela empresa, porque, afinal, me foi dado um carpete tão fofo e macio."
- "Um candidato pegou uma escova de dentro da minha bolsa, escovou seus cabelos e saiu."
- "A candidata disse que, se eu não a contratasse, sua avó colocaria uma maldição em mim."
- "Um candidato desafiou o entrevistador a uma queda-de-braço."
- "Depois de uma pergunta difícil, o candidato perguntou se ele poderia sair da sala por um momento para meditar."
- "Um candidato enviou a sua irmã para a entrevista, em seu lugar."
- "Um candidato respondeu a todas as perguntas da entrevista cantando."
- "Um candidato algemou-se à mesa durante a entrevista."
- "Eu entrevistei alguém que batia os dentes, como uma britadeira, durante toda a conversa."
É claro que franqueza é sempre melhor, mas nem sempre é recomendável fornecer todas as informações, como fica provado com essas entrevistas:
- "Um candidato a uma vaga de atendimento ao cliente, quando perguntado o que ele poderia não gostar neste trabalho, ele respondeu: "Lidar com as pessoas."
- "Um indivíduo disse que nós tínhamos ótimos benefícios, o que seria bom porque ele teria que faltar um monte de vezes no próximo ano."
- "Um candidato deu-me uma lista de todas as razões pelas quais ele não deveria ser contratado."
- "O candidato disse que ele realmente preferiria uma oferta de emprego do nosso principal concorrente".
- "Depois de ser elogiado pela escolha da universidade e pelas altas notas que recebeu, o candidato respondeu: "Agradeço por sua atenção, mas, na verdade, eu não estudei lá."
- "Quando perguntado pelo gerente de contratação por que ele estava deixando seu trabalho atual, o candidato disse: "Meu chefe é um idiota. Todos os gestores são idiotas."
Essa última declaração levanta um ponto importante, diz Brett Bom, consultor sênior da Robert Half que frequentemente treina candidatos para brilharem nas entrevistas:
"Mesmo uma piada levemente sarcástica sobre um empregador atual ou anterior pode fazer acender o sinal vermelho. Quando estiver em dúvida, opte por ficar calado."
E, claro, deixe suas algemas em casa.

13 ótimas dicas de como fazer com que seu Plano de Negócios não perca credibilidade

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Há tempos que escuto a afirmação de que no Brasil não faltam recursos para o investimento de risco, mas sim, bons projetos. Honestamente, e por experiência pessoal, posso endossar a afirmativa.
Desde os anos que precederam a bolha da internet, ou seja, há mais de treze anos, nunca em nenhum momento, mesmo diante dos contextos econômicos mais críticos observei o fechamento total das torneiras dos investidores.
Ocorreram sim, fechamentos temporários, necessários para a análise e a acomodação dos ânimos do mercado diante das crises mais pesadas, mas nada que tenha durado mais de quatro ou cinco meses. Passado a fase de análise e entendimento, as negociações com investidores de risco sempre puderam ser retomadas ou iniciadas a corda total.
Contudo, existe uma grande distância entre enviar o seu projeto para a análise de um fundo de investimentos, e ser convidado para uma rodada de análise e negociação preliminar. Uma série de fatores influenciam, mas hoje gostaria de tratar daquele que é peça fundamental para o início de qualquer conversa sobre investimentos. Trata-se do velho, manjado e fundamental Plano de Negócios.

Elaborá-lo da forma correta não é tarefa fácil, e invariavelmente é missão para profissionais do ramo. Cientes disso e certos de que você não vai querer morrer na praia, apresentando um material inadequado, decidi destacar algumas dicas que podem ajudar bastante.
Vamos lá:
1- Jamais prepare um material que tente persuadir. Investidores não querem ser convencidos, mas desejam descobrir sozinhos e sem nenhum empurrão de que aquele projeto não merece ir apara a gaveta.
2- Em lugar de tentar seduzir o analista, ofereça um material rigorosamente organizado.
3- Acople ao plano um estudo de viabilidade flexível, permitindo ao analista estressar todas as variáveis.
4- Cuide com cuidado da parte documental que acompanha o plano. Registro de marca, contratos e protocolos assinados com parceiros e aliados estratégicos conferem força ao projeto e deixam claro a sua preocupação com questões chaves.
5- Exponha, de preferência em formato documental, as referências que foram utilizadas para montar o plano.
6- Fuja de modelos acadêmicos, sem ultrapassar os limites do desconhecimento conceitual. Em lugar disso seja rigoroso nos detalhes, com tudo muito bem explicado de forma objetiva e coerente.
7- Quando estiver elaborando o plano, imagine-se na pele do analista que terá que justificar o motivo pelo qual dedicou tempo e outros recursos para analisar o seu plano em detrimento de outros que lamentavelmente foram parar na gaveta ou no lixo.
8- Fuja dos modismos de gestão, que podem arrancar mais gargalhadas do que reconhecimento efetivo e jamais tente parecer algo que realmente não é. Analistas de investimento farejam infantilidades empresariais e inconsistências a quilômetros de distância.
9- Ofereça prazos realistas ao longo de todo o planejamento.
10- Especifique claramente as circunstâncias e passagens críticas, oferecendo de forma detalhada as devidas rotas de contingência.
11- Tente transmitir o máximo de frieza e pragmatismo.
12- Exponha de forma estruturada a solução para a saída do fundo de investimentos, com a consciência de que um eventual aporte de capital está mais para um casamento com divórcio previsto do que algo como “felizes para sempre”.
13- Com o plano de negócios elaborado, mantenha uma rotina de permanente atualização, considerando não apenas um longo período de negociação com resultados imprevisíveis, mas também o surgimento de novos interessados.
De resto, toque o negócio com capital próprio de forma que ele fique fortalecido ao longo do caminho, preferencialmente com parte das ações anunciadas no plano já em execução.
Vá em frente e boa sorte!
Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil

Aprender a atribuir responsabilidades é uma das coisas mais importantes da liderança


É comum ver em empresas nascentes que, devido a equipes pequenas, todo mundo tem muitas tarefas ao longo do dia e tem que fazer acontecer. Isso cria muita confusão, porque apesar de todos estarem conversando e fazendo sua parte, ninguém realmente é o responsável por algum objetivo do negócio.
Nós podemos definir responsabilidades como diretor de marketing, de finanças, ou até CEO. Isso já é um grande começo, porém papéis precisam ser definidos de maneira muito mais específica. Se você pega a descrição de um diretor de marketing de qualquer empresa da Fortune 500, você verá uma longa lista de metas e objetivos pelos quais o indivíduo é responsável. Apesar disso, você raramente vê qualquer descrição de trabalho e responsabilidades em empresas nascentes, onde provavelmente só os sócios formam a equipe.
Nós precisamos definir papéis e responsabilidades desde o comecinho de qualquer empreendimento. Quando indivíduos não estão responsáveis por algo, a equipe inteira sofre. Responsabilidades claras também turbinam produtividade e dão um norte pra todos da equipe. Cada um é não só responsável por suas atividades, mas pelo sucesso do negócio como um todo.
A dica de hoje foi mandada por Usman Sheikh através do blog Journey of a Serial Entrepreneur.

Sua Bateria Empreendedora anda fraca ?




Nós sabemos que, para muitas pessoas, empreender é uma paixão. Algo que traz inúmeras recompensas e faz com que um empreendedor não descanse até alcançar seus sonhos. Ainda assim, empreender também cansa e um dia cobra os custos de um trabalho tão árduo. Em algum momento, portanto, você precisa dar um intervalo para recuperar suas baterias – seja com intervalos no dia a dia agitado de trabalho ou até mesmo aquelas tão adiadas férias.
Para reconhecer esses momentos de sua jornada, a Entrepreneur fez uma lista com sete sinais de que está na hora de você relaxar um pouco antes de continuar.
1) A alegria se foi. Está adiando o momento em que você tem de ir para a empresa? Trabalhar já não o empolga como antes? Se você já não se sente mais feliz fazendo aquilo que você decidiu para sua carreira, está na hora de dar uma pausa – e reencontrar essa felicidade quando voltar.
2) Falta de criatividade e foco. O cansaço, o estresse, a tristeza, todos esses sentimentos negativos podem levá-lo a perder a concentração e torná-lo menos produtivo e inovador. Se esse é o caso, mais uma vez está na hora de recarregar. Você provavelmente retornará mais produtivo.
3) Perda do controle. Desequilibrar-se em situações em que você deveria ser comportar como líder e achar que você anda sobrecarregado são outros sinais de que sua força empreendedora não é mais a mesma.
4) Irritabilidade. Se seus colaboradores não aguentam mais o seu mau-humor, talvez seja o caso de se afastar e tirar um intervalo para voltar um pouco mais agradável. Férias já!
5) Insônia. Sua bateria fraca pode afetar também o seu sono. Não conseguir dormir direito é um bom indicador de que a falta de energia empreendedora anda incomodando também na cama.
6) Problemas de saúde. Sobrecarregar-se e trabalhar além dos seus limites pode cobrar um preço alto de sua saúde, mesmo que isso pareça o comportamento comum. Empreendedores também precisam se cuidar.
7) Avisos de pessoas próximas. Elas são as pessoas que o conhecem melhor. Se familiares e amigos passarem a avisá-lo de que você parece diferente e cansado, talvez você deva escutar e fazer uma pausa.